07/12/21 11h37

Rio Preto é sede da 1ª edição da Feira Noroeste Paulista de Ovinos

Rio Preto recebe, de hoje até o dia 12, feira de ovinos que vai discutir criação dos animais, produção de carne, tecnologia e comercialização; evento no recinto é gratuito e aberto ao público

Diário da Região

Considerada uma das regiões com maior potencial para a criação de ovinos, Rio Preto recebe de hoje até o dia 12 a primeira edição da Feira Noroeste Paulista de Ovinos (Fenovi). Organizado pela Associação Noroeste Paulista de Ovinocultores (Anpovinos), e realizado no Recinto de Exposições, o evento reúne em um mesmo espaço programação gastronômica, exposição e julgamento de raças, congresso, leilões, entre outras atividades. 

A expectativa dos organizadores é de reunir cerca de 700 ovinos das raças dorper, white dorper, ile de france, santa inês e suffolk. Ao todo, serão 58 expositores de várias regiões do País, principalmente Nordeste, Sul e Sudeste, além de cerca de 20 expositores de empresas de segmentos variados. A expectativa é que cinco mil pessoas passem pelo recinto diariamente pelo local. 

Atualmente, a Associação Noroeste Paulista de Ovinocultores (Anpovinos) conta com 20 produtores associados, afirma Paulo Sérgio Vianna, presidente da associação e organizador da Fenovi. A expectativa é de que o número de associados dobre. “A região de Rio Preto tem tradição na ovinocultora no Estado e perdeu um pouco de espaço com a chegada da cana. Mas o objetivo, agora, é retomar isso tudo”. 

Segundo dados da Associação Brasileira dos Criadores de Dorper e White Dorper (ABCDorper), o estado de São Paulo tem o segundo maior rebanho do País, com aproximadamente 15 mil animais. A região de Rio Preto concentra 20% do rebanho paulista. 

Vianna destaca que a Feira será um guarda-chuvas para uma série de outras ações que estarão reunidas em um único espaço. A programação conta com palestras sobre ovinocultura, em que serão discutidos temas desde genética, seleção e biotecnologia, culminando com o mercado de carnes ovinas no Brasil. 

“Ao participar do congresso, o ovinocultor terá a oportunidade de entender como funciona a cadeia produtiva da carne ovina, desde a genética até o prato. Sabendo melhor como criar, para quem criar e como comercializar, ele poderá fornecer uma carne de melhor qualidade e ganhar mais dinheiro”, destaca. 

Exposição 

Dentro da Feira, também será realizada a 14ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper e a 1ª edição do Congresso Nacional da Carne Ovina, ambas ações são organizados pela ABCDorper. 

Um dos expositores participantes será a Agropecuária 3G, de Barretos. Reconhecida pela qualidade genética na criação de cavalos quarto de milha e gado senepol, há um ano e meio a empresa começou a investir no melhoramento genético de ovinos da raça dorper. 

“Já trabalhamos com ovinos para produção de corte no passado, mas agora retomamos na área de genética de reprodutores e doadoras. Além de ser uma paixão, temos visto no no meio da agropecuário um aumento na demanda por ovinos de qualidade, pela criação de reprodutores e a pela evolução da raça”, afirma Sebastião Garcia Neto, médico-veterinário na 3G. 

Atualmente, a empresa conta com 50 animais e está com planos de aumentar a produção. O objetivo é chegar a até 150 animais e produzir cerca de 200 produtos para comercialização. Neto destaca que um dos desafios é o de aumentar a qualidade da criação, com menos espaço. “Com o crescimento na cultura de cana, os espaços de pastagem diminuíram. Por isso é preciso investir em melhoramento e em animais de ponta, para fazer essa produção de indivíduos de valor agregado em uma área menor”. 

Leilão de animais 

Além da exposição de animais e de palestras, o evento também movimenta a área de negócios. Na sexta-feira, 10, e no sábado, 11, serão realizados dois leilões de ovinos da raça Dorper. O Leilão Dorper Selection Nacional 2021 e Leilão Sempre Referência Nacional 2021 reunirão, ao todo, 60 lotes e 60 animais. Segundo a organização, a expectativa é de juntos os dois leilões movimentem cerca de R$ 1,5 milhão. 

Programação

1ª Fenovi 

De 7 a 12 de dezembro, das 8h às 18h; Entrada gratuita. Obrigatória a apresentação de comprovante de vacina e uso de máscara facial.

1º Congresso Nacional da Carne Ovina 

De 7 a 9 de dezembro, a partir das 18h20; Inscrições no site:

undefined

14ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper 

Todos os dias

Leilão 

Dias 10 e 11 de dezembro; 60 lotes, com 60 animais.

Programação gastronômica

De 7 a 12 de dezembro; horários variados

mais informações:

undefined 

fonte: https://www.diariodaregiao.com.br/economia/riopretoeregiao/rio-preto-e-sede-da-1-edic-o-da-feira-noroeste-paulista-de-ovinos-1.832734