20/03/23 12h31

Rio Preto é a cidade com melhor saneamento básico do Brasil, diz ranking

Segundo o Ranking do Saneamento, divulgado pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a G.O Associados, essa é a primeira vez que o município ocupa a primeira colocação

Diário da Região

Rio Preto é a cidade com melhor saneamento básico do Brasil entre os maiores municípios do País, segundo o Ranking do Saneamento, divulgado pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a G.O Associados. É o sexto ano consecutivo que a cidade fica entre as dez melhores, mas a primeira vez que o município ocupa a primeira colocação.

O instituto fez uma avaliação das 100 maiores cidades do país em relação ao abastecimento de água, ao tratamento de esgoto, a perdas no fornecimento de água tratada, entre outros itens.

Segundo o levantamento, Rio Preto foi a primeira cidade na história do Ranking do Saneamento a obter nota máxima em todas as dimensões analisadas. O município apresentou os indicadores dos serviços básicos alinhados com as metas previstas pelo Marco Legal do Saneamento, afirma o Trata Brasil.

No ano passado, Rio Preto tinha ficado na nona posição no ranking.

O ranqueamento é feito com base em dados fornecidos pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano base 2020. Esse sistema é abastecido pelos próprios municípios e autarquias.

Na manhã desta segunda-feira, 20, o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, comentou sobre o ranking. "Tenho orgulho de ter criado o Semae, em meu primeiro mandato como prefeito de Rio Preto. No mês que o município comemora mais um ano de fundação, a posição do Semae no ranking do saneamento em 1º lugar é um presente para todos nós rio-pretenses".

Fonte: https://www.diariodaregiao.com.br/cidades/rio-preto-e-a-cidade-com-melhor-saneamento-basico-do-brasil-diz-ranking-1.1057303