Rio Preto aparece em ranking como a 6ª cidade mais sustentável do Brasil
O município fica atrás das cidades de Barueri, São Caetano do Sul, Araras, Bragança Paulista e Atibaia
Diário da RegiãoRio Preto foi considerada a sexta cidade mais sustentável do Brasil, de acordo com o Ranking Cidades Sustentáveis 2023, divulgado pela consultoria Bright Cities. O município fica atrás das cidades de Barueri, São Caetano do Sul, Araras, Bragança Paulista e Atibaia.
O levantamento é embasado em análise de dados oficiais com o foco em cinco pilares: Prosperidade, Gestão, Bem-estar, Segurança e Infraestrutura e Serviços Básicos.
O estudo avalia indicadores como saneamento básico, conectividade aérea, consumo de água e energia elétrica, emissão de gases de efeito estufa, mortes no trânsito, acesso à telefonia e à internet, números de empresas, de leitos hospitalares e de médicos.
Um dos destaques apontado pela Bright Cities foi o saneamento básico de Rio Preto, considerado recentemente pelo Instituto Trata Brasil como a 1ª cidade do País com a melhor qualidade de serviço. Além disso, o município possui quase 100% do esgotos tratados.
“O foco da nossa gestão é buscar o aperfeiçoamento contínuo, com projetos consistentes que perpassem governos, pensando sempre na qualidade de vida desta e das futuras gerações de rio-pretenses. A ótima posição neste e em outros rankings é uma prova que estamos no rumo certo, trabalhando muito e inovando sempre”, disse o prefeito Edinho Araújo.
Rio Preto também aparece no ranking da consultoria Macroplan entre as três melhores cidades brasileiras para se viver.
Segundo os técnicos da Bright Cities, "cidades inteligentes e sustentáveis são aquelas que buscam aumentar a qualidade de vida de seus cidadãos usando da tecnologia e da inovação para tornar a gestão pública mais eficiente."
A Bright Cities é uma plataforma de diagnóstico para cidades que trabalha com mais de 100 indicadores relacionados à ISO 37120 e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).