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Rio Preto, a cidade que exporta franquia

O Estado de S. Paulo – 26/09/10

O município de São José do Rio Preto, a 440 km de São Paulo, se transformou em 11 anos num dos maiores polos de redes de franquias do País. De lá saíram 31 marcas que faturam, em média, R$ 1,2 bilhão (US$ 685,7 milhões) por ano em produtos comercializados por 2.835 lojas de franquias, no Brasil e no exterior. Juntas, as lojas empregam 11,5 mil trabalhadores. Na cidade, de 450 mil habitantes, estão sediadas duas das dez maiores franqueadoras do Brasil: a Hoken, que fabrica e comercializa filtros de água, com 892 franquias; e a Microlins, com 747 lojas, recentemente comprada pelo Grupo Multi, por US$ 61,1 milhões.

O sucesso das franquias em Rio Preto deve continuar se repetindo em 2011. A previsão é de que as marcas "caipiras" devem colocar em funcionamento ao menos 200 novas unidades franqueadas, num investimento superior a R$ 35 milhões (US$ 20 milhões) para gerar ao menos 300 vagas. "A previsão é que nossas marcas parceiras cresçam entre 10% e 20% em 2011", diz Marcos Nascimento, diretor executivo da Cia de Franchising, empresa que formata novas marcas e dá consultoria a 26 franqueadores em Rio Preto e cidades da região. De acordo com Nascimento, em 2011 esses franqueadores devem colocar 138 novas unidades de franquias em funcionamento, num investimento de R$ 25,7 milhões (US$ 14,7 milhões).

Para ele, o franchising cresceu em Rio Preto por causa do sucesso de marcas pioneiras e pelo know-how de profissionais que divulgaram a franquia como possibilidade de expansão dos negócios e de investimentos. "São José do Rio Preto se tornou atração porque houve um trabalho de orientação e as franquias abertas aqui, especialmente a Microlins e a Hoken, no final da década de 90, deram muito certo e isso atraiu empresários e investidores", disse Nascimento.