20/06/12 15h23

Rio+20: Investe SP assina protocolo com a R20 para estimular a promoção de investimentos em economia verde

Agência firma parceria com organização R20, criada por Arnold Schwarzenegger para auxiliar governos locais a adotar medidas em favor do clima

A Investe São Paulo e a R20 – Regions of Climate Action, fundada e presidida por Arnold Schwarzenegger, assinaram um protocolo de intenções com o objetivo de estimular a promoção de investimentos em economia verde no Estado de São Paulo. A parceria foi firmada no Pavilhão do Governo do Rio de Janeiro, no Parque dos Atletas, nesta quarta-feira, 20 de junho, em evento realizado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

“Essa parceria é importante porque a R20 pode identificar empresas interessadas em investir no setor de economia verde no Estado de São Paulo e encaminhá-las à Investe SP, que irá apoiá-las gratuitamente”, explica o presidente da Investe SP, Luciano Almeida. “Nós também podemos identificar empresas paulistas que desejam receber auxílio do R20 no desenvolvimento de projetos e na implantação de melhores práticas em favor do clima”, completa Almeida.

A R20 é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2011 em cooperação com as Nações Unidas. Trata-se de uma coalizão de parceiros liderados por governos regionais que trabalham para promover e implementar projetos para produzir uma série de benefícios econômicos e ambientais na forma de redução de consumo de energia e das emissões de gases de efeito estufa; fortalecer economias locais; melhorar a saúde pública e gerar novos empregos verdes.

A Instituição – que conta, atualmente, com 24 membros, 43 parceiros e dois observadores – tem como missão ajudar estados, províncias, regiões e outros governos subnacionais em todo o mundo a desenvolver, implementar e comunicar projetos de desenvolvimento econômico de baixo carbono e de resiliência às mudanças climáticas, além de políticas públicas e boas práticas nessa área.

Ações da Investe SP na Rio+20
Para atender à demanda dos investidores, a equipe da Investe SP está ministrando palestras no estande do Governo do Estado de São Paulo, no Parque dos Atletas (Avenida Salvador Allende, sem número, Barra da Tijuca), desde segunda-feira, 18 de junho, até sexta-feira, 22, sempre às 11 horas. O objetivo é mostrar as oportunidades de negócios no Estado em saneamento e resíduos sólidos; transporte sustentável; tecnologias verdes; energia renovável e; florestas.

A agência já apoiou três empresas do setor de economia verde que, recentemente, anunciaram investimentos em São Paulo. Uma delas é a Caterpillar, que produzirá peças remanufaturadas no Estado, conforme anúncio realizado ontem, 19 de junho, durante evento na Rio+20.

A outra é a Syngenta, que inaugurou uma biofábrica de US$ 100 milhões em Itápolis, gerando 200 empregos diretos para a região noroeste do Estado. Há, ainda, a Solazyme Bunge Produtos Renováveis, que investirá R$ 180 milhões na construção e operação de uma fábrica de óleos renováveis em Orindiúva, gerando 80 empregos diretos.

Além disso, a agência desenvolveu um conteúdo especial sobre negócios verdes, que está disponível no portal criado pelo Governo do Estado exclusivamente para a Rio+20 (http://saopaulo.sp.gov.br/rio20/). O conteúdo também pode ser acessado nas versões inglês e espanhol por meio do site da Investe SP: http://www.investe.sp.gov.br/setores/economia_verde