Ricardo Almeida vai abrir terceira fábrica
Valor EconômicoA empresa de moda Scarface Indústria e Comércio de Confecção, do estilista Ricardo Almeida, conclui nos próximos dias a instalação de sua terceira fábrica, localizada no bairro do Bom Retiro, na capital paulista.
A unidade vai permitir à companhia triplicar sua capacidade produtiva e tem por objetivo tanto atender à demanda crescente na área de alfaiataria masculina como desenvolver a linha de moda feminina, que leva a marca Ricardo Almeida for Special Ladies.
A fábrica possui 7,8 mil metros quadrados de área construída e terá capacidade para produzir 17,6 mil camisas e 5,2 mil peças de alfaiataria (blazer, colete e calça) por mês. Quando estiver em plena operação, a Ricardo Almeida terá capacidade de produzir 26,4 mil camisas e 7,8 mil peças de alfaiataria por mês, somando a produção da nova fábrica com a de outra unidade fabril localizada no mesmo bairro. A expectativa, disse o estilista, é de alcançar essa capacidade em 2019 ou 2020.
Na parte de moda feminina, a Ricardo Almeida planeja formar uma rede de lojas Ricardo Almeida For Ladies a partir de 2018. "Por enquanto, a companhia precisa absorver esse investimento na fábrica e se concentrar na produção de moda masculina, que tem crescido no país", afirmou. A companhia começou a produzir moda feminina em 2012 e conta com uma loja própria, na capital paulista.
Para a nova fábrica, a empresa vai contratar em torno de 80 pessoas. A Ricardo Almeida possui atualmente 540 funcionários, sendo 330 na parte fabril. O valor do investimento na unidade é mantido em sigilo.
"Atualmente, temos 17 lojas. O plano para os próximos anos é abrir 13 lojas de moda masculina e 40 lojas de moda feminina", afirmou o estilista. Com isso, a companhia chegará a um total de 70 lojas próprias. As atuais estão localizadas em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza e Belo Horizonte. As roupas de moda masculina
também são vendidas para 110 lojas de varejo multimarcas e no site de comércio eletrônico da marca.
No ano passado, segundo Ricardo Almeida, as vendas da companhia aumentaram 38% em valor. As vendas no conceito mesmas lojas (unidades abertas há mais de um ano) aumentaram 24% em igual base de comparação. Nos primeiros cinco meses de 2016, o ritmo de crescimento nas vendas foi menor - 23% em receita total e de 10% sob o conceito mesmas lojas.
Das 17 unidades que a empresa possui, uma foi inaugurada em 2016. Almeida disse que não vai abrir mais lojas neste ano, mas tem planos para abrir cinco unidades no ano que vem e mais cinco em 2018 - todas de moda masculina.
Essa desaceleração no ritmo de crescimento de vendas, segundo o estilista, é resultado da crise econômica do país. "Mas é um resultado favorável, considerando que o varejo de moda como um todo está em retração", afirmou. De acordo com dados da consultoria Iemi Inteligência de Mercado, o mercado de roupas sociais masculinas encolheu 8,9% em volume de vendas no ano passado, somando 117,8 milhões de peças. O mercado de moda masculina como um todo encolheu 6,7%, para 1,92 bilhão de peças. A moda masculina adulta representa 42% das vendas totais de moda no país.
Na avaliação do estilista, o crescimento das vendas da Ricardo Almeida se deve, em parte, à redução do número de viagens internacionais feitas por consumidores com renda mais alta. "O consumidor que viaja menos acaba comprando mais produtos das grifes nacionais", disse. Ele acrescentou que a tendência do público masculino de cuidar mais da imagem não mudou por conta da crise.
O estilista afirmou também que as vendas de moda casual apresentam forte crescimento em suas lojas, ajudando a sustentar o aumento de dois dígitos na receita. As linhas de moda casual representam atualmente 30% do negócio da Ricardo Almeida.
Em relação ao investimento em fábrica e na abertura de lojas, Almeida disse que a crise é o melhor momento para fazer aportes. "Os aluguéis estão mais baratos, os shopping centers começam a ter espaço em pontos mais interessantes. Estando capitalizado, é o melhor momento para investir", afirmou.
O estilista não divulga qual é a receita gerada pela empresa, mas diz que a expansão é feita com recursos próprios. A Ricardo Almeida produz moda casual desde 2008, com itens como calças jeans, camisas polo, camisetas. Desde 2012, a companhia também compete no setor de calçados, com linhas de sapatos produzidas em uma fábrica da companhia, em Franca (SP).