Ricardo Almeida une moda à educação
Gazeta Mercantil - 20/12/2006
Cliente da grife Ricardo Almeida há quatro anos, o empresário José Carlos Semenzato, diretor-presidente da FranHolding (Microlins, Number One Idiomas, Instituto Embelleze, Profsat), decidiu unir sua experiência na área de franquias ao sonho do estilista de moda masculina de atuar na área da educação, e abriu o Instituto Ricardo Almeida. Com investimentos de US$ 462 mil, divididos igualmente entre os dois sócios, o instituto é um centro de formação de moda para profissionais da indústria têxtil. O piloto da escola, aberto há um mês no bairro Itaquera, em São Paulo, já tem 40 alunos matriculados. Os cursos são de corte e costura e modelagem e foram concebidos para atender uma carência da indústria nacional. A meta são 200 a 300 franquias em três anos, e também levar o formato para outros países de língua portuguesa. A escola técnica, no entanto, é apenas o primeiro passo da parceria. Afinal, o sonho de Ricardo Almeida é ter sua própria faculdade de moda. O estilista, que não é formado em moda - entrou em economia, mas abandonou o curso após um ano - planeja há uns quatro anos a criação da faculdade, que deverá ser construída em São Paulo. O projeto está orçado, inicialmente, em US$ 7 milhões. E os investidores já buscam terreno. Aos interessados, cada unidade da escola técnica sairá por US$ 69 mil, fora os royalties. A FranHolding, por enquanto, não tem o que reclamar. A empresa faturou US$ 156 milhões em 2005, e espera um crescimento de 15% para este ano.