15/12/22 12h47

Ribeirão Preto: Vendas do varejo sobem quase 9%

Tribuna

Impulsionadas pela Black Friday, as vendas do comércio de Ribeirão Preto cresceram 8,75% em novembro, em média, na comparação com o mesmo período do ano passado, quan­do chegaram a 3,3%. Os negó­cios no varejo ribeirão-pretano superaram a projeção inicial, de alta entre 5% e 7%.

Quando a comparação é fei­ta somente com o mês anterior, ou seja, com outubro de 2022, o desempenho das vendas de no­vembro apresentou crescimento de 7,81%. É o décimo resultado positivo seguido. A última vez que houve queda nas vendas foi em janeiro, recuo de 0,55%.

Em outubro, o crescimento foi de 5,13%. A maior taxa de crescimento do ano, de 16%, pertence a maio, quando o Bra­sil comemora o Dia das Mães. Avançou 1,14% em junho des­te ano, em julho o crescimento chegou a 2,5%. Em agosto, am­parado pelo Dia dos Pais, o co­mércio de Ribeirão Preto regis­trou alta de 3,75%.

Em setembro, subiu 7,19%. As vendas nas lojas ribeirão-pre­tanas registraram crescimento de 1,7% no acumulado do ano passado, em comparação com 2020 – quando havia avançado 1,2% em relação a 2019, mesmo com a pandemia de coronavírus.

As informações são do le­vantamento realizado pelo Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido pelo Sindicato do Comércio Varejista de Ribei­rão e Região (Sincovarp) – aten­de 43 cidades – e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP).

“A cada ano a Black Friday se consolida como importante data sazonal do calendário varejista. Ela coincide com a primeira par­cela do décimo terceiro salário e é considerada a primeira ‘onda’ de compras para o fim do ano”, diz Diego Galli Aberto, pesqui­sador e coordenador do CPV.

“Os consumidores aprovei­tam as promoções para garan­tir a compra de presentes com preços baixos e condições mais vantajosas. Tudo para sobrar mais dinheiro no bolso”, analisa Diego Galli Aberto. Segundo ele, a pesquisa também atualizou a projeção de vendas para o Natal de 2022.

“Essa última projeção dos lojistas é de crescimento médio de vendas na ordem de 14,06%, no período, confirmando a apu­ração feita no início de novem­bro que já apontava para um aumento de vendas entre 13% e 16%”, afirma Diego Galli Aberto.

O décimo terceiro salário deve injetar, até 20 de dezembro, R$ 559.278.877,01 na economia local. O tíquete médio do pre­sente de Natal deve variar entre R$ 150 e R$ 200. Em dezembro de 2021, o comércio varejista da cidade cresceu 11,4%.

Emprego

Em novembro, a média de variação entre vagas de empre­go abertas e fechadas, no Co­mércio da cidade, ficou estável, sendo que, em outubro, já havia registrado uma alta de 2,5%. No entanto, a pesquisa prevê uma variação positiva de 5% nas con­tratações para dezembro.

“A leitura é de que os lojistas optaram por reforçar o time de vendedores mais para os dias de horário especial estendido de funcionamento (de 3 a 24/12), de olho na movimentada semana que antecede o Natal”, diz o pes­quisador e coordenador do CPV.

Índice de Confiança

Sobre a expectativa dos ne­gócios para os próximos três meses de 2022 (de curto prazo), considerando uma escala que vai de 1 a 5 pontos, em que 1 significa “muito pessimista” e 5 “muito otimista”, o Índice de Confiança do Varejo Sincovarp/ CDL ficou em 2,7 pontos, em novembro, ante 3,3 pontos (ou­tubro) e 3,6 pontos (setembro). A avaliação é regular.

Considerando a mesma esca­la, o Índice de Confiança do Va­rejo para os próximos doze me­ses (de longo prazo) ficou em 3,1 pontos, em novembro, ante 3,4 pontos (outubro) e 4,1 pontos (se­tembro). Avaliação positiva, mes­mo com a redução do indicador.

“O setor varejista local/regio­nal sabe que o consumo vai bem quando a economia também vai bem, principalmente no quesito emprego. Traduzindo: o desem­prego e a inflação estão em que­da, e o comércio varejista está se recuperando da grave crise imposta pela pandemia. Não há qualquer espaço para retroces­sos”, finaliza o pesquisador.

Fonte: https://www.tribunaribeirao.com.br/site/ribeirao-preto-vendas-do-varejo-sobem-quase-9/