Ribeirão Preto: Vendas do varejo sobem quase 9%
TribunaImpulsionadas pela Black Friday, as vendas do comércio de Ribeirão Preto cresceram 8,75% em novembro, em média, na comparação com o mesmo período do ano passado, quando chegaram a 3,3%. Os negócios no varejo ribeirão-pretano superaram a projeção inicial, de alta entre 5% e 7%.
Quando a comparação é feita somente com o mês anterior, ou seja, com outubro de 2022, o desempenho das vendas de novembro apresentou crescimento de 7,81%. É o décimo resultado positivo seguido. A última vez que houve queda nas vendas foi em janeiro, recuo de 0,55%.
Em outubro, o crescimento foi de 5,13%. A maior taxa de crescimento do ano, de 16%, pertence a maio, quando o Brasil comemora o Dia das Mães. Avançou 1,14% em junho deste ano, em julho o crescimento chegou a 2,5%. Em agosto, amparado pelo Dia dos Pais, o comércio de Ribeirão Preto registrou alta de 3,75%.
Em setembro, subiu 7,19%. As vendas nas lojas ribeirão-pretanas registraram crescimento de 1,7% no acumulado do ano passado, em comparação com 2020 – quando havia avançado 1,2% em relação a 2019, mesmo com a pandemia de coronavírus.
As informações são do levantamento realizado pelo Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido pelo Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão e Região (Sincovarp) – atende 43 cidades – e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP).
“A cada ano a Black Friday se consolida como importante data sazonal do calendário varejista. Ela coincide com a primeira parcela do décimo terceiro salário e é considerada a primeira ‘onda’ de compras para o fim do ano”, diz Diego Galli Aberto, pesquisador e coordenador do CPV.
“Os consumidores aproveitam as promoções para garantir a compra de presentes com preços baixos e condições mais vantajosas. Tudo para sobrar mais dinheiro no bolso”, analisa Diego Galli Aberto. Segundo ele, a pesquisa também atualizou a projeção de vendas para o Natal de 2022.
“Essa última projeção dos lojistas é de crescimento médio de vendas na ordem de 14,06%, no período, confirmando a apuração feita no início de novembro que já apontava para um aumento de vendas entre 13% e 16%”, afirma Diego Galli Aberto.
O décimo terceiro salário deve injetar, até 20 de dezembro, R$ 559.278.877,01 na economia local. O tíquete médio do presente de Natal deve variar entre R$ 150 e R$ 200. Em dezembro de 2021, o comércio varejista da cidade cresceu 11,4%.
Emprego
Em novembro, a média de variação entre vagas de emprego abertas e fechadas, no Comércio da cidade, ficou estável, sendo que, em outubro, já havia registrado uma alta de 2,5%. No entanto, a pesquisa prevê uma variação positiva de 5% nas contratações para dezembro.
“A leitura é de que os lojistas optaram por reforçar o time de vendedores mais para os dias de horário especial estendido de funcionamento (de 3 a 24/12), de olho na movimentada semana que antecede o Natal”, diz o pesquisador e coordenador do CPV.
Índice de Confiança
Sobre a expectativa dos negócios para os próximos três meses de 2022 (de curto prazo), considerando uma escala que vai de 1 a 5 pontos, em que 1 significa “muito pessimista” e 5 “muito otimista”, o Índice de Confiança do Varejo Sincovarp/ CDL ficou em 2,7 pontos, em novembro, ante 3,3 pontos (outubro) e 3,6 pontos (setembro). A avaliação é regular.
Considerando a mesma escala, o Índice de Confiança do Varejo para os próximos doze meses (de longo prazo) ficou em 3,1 pontos, em novembro, ante 3,4 pontos (outubro) e 4,1 pontos (setembro). Avaliação positiva, mesmo com a redução do indicador.
“O setor varejista local/regional sabe que o consumo vai bem quando a economia também vai bem, principalmente no quesito emprego. Traduzindo: o desemprego e a inflação estão em queda, e o comércio varejista está se recuperando da grave crise imposta pela pandemia. Não há qualquer espaço para retrocessos”, finaliza o pesquisador.
Fonte: https://www.tribunaribeirao.com.br/site/ribeirao-preto-vendas-do-varejo-sobem-quase-9/