19/04/23 11h56

Ribeirão Preto: Vendas do comércio avançam em março

Tribuna de Ribeirão

Após queda de 6,88% em ja­neiro, as vendas do comércio de Ribeirão Preto cresceram 5,8% em fevereiro e voltaram a regis­trar alta em março na compara­ção com o mês anterior. Subi­ram 5% no mês passado, depois de disparar 15,31% em dezem­bro em relação a novembro, im­pulsionadas pelo Natal e com o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário.

Trata-se da segunda alta de vendas consecutiva, já recupe­rando e superando a queda de 6,88% do início do ano. As in­formações são do levantamento realizado pelo Centro de Pes­quisas do Varejo (CPV), manti­do pelo Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão e Região (Sincovarp) – atende 43 cidades – e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP).

“Um dos fatores que im­pulsionaram vendas em março foi o período alusivo ao Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, que vem sendo aproveitado pelo Comércio Va­rejista para a realização de pro­moções. Essa é uma data que tende a ganhar mais espaço no calendário lojista”, analisa Die­go Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV.

O resultado de janeiro inter­rompeu uma série de cinco me­ses consecutivos de alta. A últi­ma queda havia sido registrada em julho, de 0,63%. Antes, fora em janeiro do ano passado, de 0,55%. As vendas do comércio de Ribeirão Preto cresceram 5,01% no acumulado do ano passado, na comparação com 2021, quando a alta foi de ape­nas 0,14% em relação ao perío­do anterior.

Em 2021, a alta foi de 6,29% na comparação com 2020. No ano passado, as únicas quedas ocorreram em janeiro e julho, de 0,55% e 0,63% – percentu­al revisado, pois a informação anterior era de 2,5% de cres­cimento –, respectivamente. Subiu 1,56% em dezembro, 8,75% em novembro, 5,31% em outubro, 7,19% em setem­bro, 3,75% em agosto, 1,14% em junho, 16% em maio, 0,6% em abril, 14,5% em março e 2,5% em fevereiro.

Empregos

Em março, a média de va­riação entre vagas de emprego abertas e fechadas, no comér­cio varejista de Ribeirão Preto, ficou estável com perspectiva de alta para o mês de abril, impulsionada pelo período da Páscoa e pelo efeito “Agrishow”. A 28ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação será realizada entre 1º e 5 de maio, em Ribeirão Preto.

O CPV apurou que 56% dos lojistas entrevistados esperam um impacto positivo, enquanto outros 44% avaliam que o even­to não influenciará ou terá mui­to pouco impacto nos negócios. Em fevereiro, essa proporção era de 50% e 50%, respectiva­mente. A estimativa dos lojistas para o período de Agrishow, que em fevereiro apontou para um crescimento de 6,7% nas vendas, em março projeta alta entre 9% e 11%.

“Quanto maior for o público da Agrishow, maior será o im­pacto positivo na economia local e regional, em especial nos seg­mentos de comércio e serviços, hotelaria, bares, restaurantes, locação de imóveis para curto período, postos de combustíveis, lojas de conveniência, estaciona­mentos e supermercados, entre outros”, emenda o pesquisador.

Confiança

Sobre a expectativa dos ne­gócios para os próximos três meses (no curto prazo), consi­derando uma escala que vai de 1 a 5 pontos, em que 1 significa “muito pessimista” e 5 “muito otimista”, o Índice de Confian­ça do Varejo Sincovarp/CDL voltou a subir, ficando em 3,2 pontos, em março (ante 2,8 pontos em fevereiro), classifica­do como positivo.

Considerando a mesma es­cala, o Índice de Confiança do Varejo para os próximos doze meses (de longo prazo) também subiu, atingindo 3,4 pontos, em março (ante 3,2 pontos em feve­reiro), considerado positivo. “A recuperação das vendas está, aos poucos, estimulando os lojistas que continuam de olho no que acontece na economia e na po­lítica, em especial na continui­dade das medidas de controle à inflação que vinham desde o governo anterior”, afirma Galli.

Fonte: https://www.tribunaribeirao.com.br/site/ribeirao-preto-vendas-do-comercio-avancam-em-marco/