Ribeirão Preto vai sediar o “Simpósio Mundial de Turismo Sustentável” em 2025
Inscrições já estão abertas para submissão de resumos e artigos completos
Jornal da USPEstá aberta e vai até 30 de outubro a submissão de resumos e artigos para o Simpósio Mundial sobre Turismo Sustentável (World Symposium on Sustainable Tourism – WSST), que será na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP em maio de 2025. Os resumos podem ser encaminhados para o e-mail [email protected] e deverão conter até 200 palavras e descrever a justificativa e os objetivos, bem como alguns de seus resultados.
Já os artigos completos podem ser encaminhados até 30 de janeiro de 2025 e vão compor o livro que será publicado pela Springer com o título Forecasting Sustainable Tourism: Challenges, Strategies and Innovations. Este livro será dirigido a um vasto público, especialmente aos que estão na linha da frente dos esforços de sustentabilidade em universidades e empresas, bem como a gestores públicos, pesquisadores e estudantes.
O livro será mais um volume da World Sustainability Series, publicada pela Springer, que desde a sua criação em 2008 se tornou a principal série de livros sobre desenvolvimento sustentável a nível mundial. Alguns dos artigos também poderão ser submetidos a revisão por pares na revista Discover Sustainability, publicada pela Springer Nature.
Mais informações neste link.
Simpósio Mundial de Turismo Sustentável
Nos dias 8 e 9 de maio de 2025, a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP será sede do Simpósio Mundial sobre Turismo Sustentável (WSST sigla em inglês). O evento é voltado a todos os interessados no setor do turismo, como: profissionais da indústria do turismo (hoteleiros, operadores turísticos e gestores de destinos); acadêmicos, pesquisadores e estudantes especializados em gestão de turismo, estudos ambientais e desenvolvimento sustentável; representantes governamentais e de decisão política, que moldam as políticas e regulamentações do turismo; além de organizações não-governamentais (ONGs), comunidades indígenas e partes interessadas, consultores e especialistas em turismo sustentável e consumidores comprometidos em apoiar práticas de turismo responsável.
O evento tem como objetivo fomentar a discussão sobre aspectos de sustentabilidade no turismo e tem como coordenadores a professora Marina Toledo Lourenção Rocha, do Departamento de Administração da FEA-RP, Walter Leal e João Eustachio, respectivamente, professor e gerente de projetos da Hamburg University of Applied Sciences na Alemanha.
Segundo os organizadores, em face ao crescimento sem precedentes nas últimas décadas, o turismo emerge como uma das maiores e mais rápidas indústrias do mundo. Embora esse crescimento tenha trazido inúmeros benefícios, também levantou preocupações significativas sobre seus impactos ambientais, sociais e culturais, uma vez que práticas turísticas tradicionais frequentemente contribuem para a degradação ambiental, perda de biodiversidade, exploração de recursos naturais e mercantilização cultural.
Em resposta a esses desafios, o turismo sustentável ganhou destaque como uma alternativa aos modelos convencionais de turismo, pois busca minimizar os impactos negativos do turismo enquanto maximiza seus benefícios para as comunidades anfitriãs, o meio ambiente e as gerações futuras. Governos, empresas, organizações sem fins lucrativos e atores da sociedade civil estão reconhecendo cada vez mais a importância de integrar a sustentabilidade no planejamento, desenvolvimento e gestão do turismo.
A organização é da FEA-RP em parceria com as instituições da Alemanha – Centro de Pesquisa e Transferência Desenvolvimento Sustentável e Gestão de Mudanças Climáticas da Universidade de Ciências Aplicadas de Hamburgo, Programa de Pesquisa em Desenvolvimento Sustentável Interuniversitário, Rede de Ciência e Tecnologia Brasil-Alemanha – em ainda Escola Europeia de Ciência e Pesquisa em Sustentabilidade (ESSSR) – e pela Universidade Metropolitana de Manchester do Reino Unido.
Mais informações e inscrições neste link.