14/07/15 14h40

Ribeirão Pires cria sistema para abrir empresa em até 48 horas

Prefeitura implantou o Sistema Via Rápida Empresa, para desburocratizar a abertura de empresas na cidade

ABCD Maior

Desde o ano passado, a Prefeitura de Ribeirão Pires implantou o Sistema Via Rápida Empresa, um programa criado para desburocratizar a abertura de empresas na cidade.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município, o sistema utiliza uma certificação digital para o envio da documentação das empresas e reduz o número de procedimentos para abertura e licenciamento das mesmas.

“Com este recurso, conseguimos reduzir os prazos para a emissão dos documentos de cinco meses para até 48 horas, dependendo do porte da companhia, se ela é considerada de risco baixo, como escritórios de advocacia, ou risco alto, como uma empresa de usinagem”, explicou Larissa Lovato, coordenadora do Via Rápida.

O programa oferece serviços de consulta prévia para viabilidade de localização, registro empresarial, licenciamento de atividades e inscrições tributárias, grande parte no ambiente online e sem o comparecimento aos órgãos públicos responsáveis.

Além dos pedidos de abertura, o sistema permite ainda que as empresas que já estão em funcionamento renovem os seus alvarás também pela internet.

“Temos recebido uma média entre 20 e 30 solicitações diárias de abertura de empresas ou mudanças de endereços e atividades pelo novo sistema”, completou Larissa.