22/02/13 14h30

Ribeirão espera o ‘sim’ dos franceses para a Copa do Mundo

A Cidade

Delegação da França visita Ribeirão Preto pela segunda vez e prefeitura mostra confiança em ser subsede

Ribeirão Preto passou na primeira prova para se tornar subsede da delegação da França durante a Copa do Mundo de 2014. Após a visita recebida em dezembro passado, os franceses aprovaram o que viram por aqui e retornam nesta sexta-feira (22) para realizar novas vistorias durante todo o dia. Esse pode ser o último passo para Ribeirão ser oficializada como a casa da França durante a Copa brasileira.

A comitiva conhecerá nesta sexta o Hospital São Francisco, o Teatro Municipal, a sede da Polícia Militar, o estádio do Botafogo e restaurantes. "Agora vamos mostrar tudo o que ‘vendemos’ para eles e provar que Ribeirão Preto tem condições de cumprir", explica o secretário de Turismo, Tanielson Campos.

A comissão francesa é composta por Erwan Le Prevost, diretor da comitiva, Mohamed Sanhadji, oficial de segurança, e Frederic Forestas, administrador, todos membros da diretoria da seleção europeia.

Apesar de o resultado oficial estar programado para ser divulgado apenas para o fim do ano pela FIFA, a expectativa de Ribeirão Preto ser selecionada é grande. A delegação já estaria estudando até mesmo a implantação de uma embaixada durante o período dos jogos em Ribeirão Preto, com serviços oficiais do governo francês, como retirada de passaportes para quem tiver o seu extraviado, e presença da polícia europeia.

Visitantes ilustres
Nesta sexta, Ribeirão Preto também recebe a delegação da Coreia do Sul, que faz sua primeira visita para conhecer os pontos que servirão de apoio durante a Copa do Mundo.

Já a primeira visita da delegação da França ocorreu em 6 de dezembro. Ela percorreu o estádio Santa Cruz, o CT Manoel Leão e um hotel de Ribeirão Preto. Na oportunidade, os dirigentes europeus estudaram os possíveis locais para ficar durante o período pré-Copa.

Antes disso, no dia 10 de outubro, a Espanha foi a primeira a conhecer a estrutura de Ribeirão Preto. O Cônsul Geral da Espanha no Brasil, José María Matres Manso, e o vice-cônsul Jacobo de Cal visitaram as instalações do centro de treinamento Santa Iria.

A terceira delegação a se interessar por Ribeirão Preto foi a Bélgica. Em visita no último fim de semana, o ex-jogador e atual técnico da Bélgica, Marc Wilmots, e membros da Federação Belga de Futebol conheceram o estádio Santa Cruz, e o CT Manoel Leão, para avaliar a capacidade de Ribeirão e as condições de hospedagem para o mundial.