18/05/11 11h19

Ribeirão entra na briga por fábrica de Ipad

DCI

Cidade do nordeste paulista localizada a 313 quilômetros da capital paulista, Ribeirão Preto entrou definitivamente na briga para receber uma fábrica de Ipads que será construída no interior do estado. A intenção da prefeita Dárcy Vera da Silva (DEM) é procurar o representante da Apple no Brasil para oferecer a cidade para a instalação da fábrica, o que deve ser feito, segundo as autoridades, ainda no primeiro semestre deste ano de 2011. A prefeita disse que assim que soube que a fábrica virá para o interior do Estado de São Paulo, ela pediu para que um assessor postasse uma mensagem no site oficial da Apple, falando sobre o interesse da cidade em abrigar a nova fábrica.

"Já realizamos esse primeiro contato e iremos lutar até o fim para que Ribeirão ganhe esse verdadeiro presente", disse a prefeita, que admitiu, inclusive, negociar condições especiais para a instalação da fábrica, sem dizer, no entanto, até onde a prefeitura poderia abrir a mão da receita de impostos para a instalação. Outro fator importante, garante a prefeita Dárcy Vera da Silva , é a condição qualificada da mão de obra da cidade. "Temos condição de proporcionar à Apple pessoas qualificadas, o que acredito ser um diferencial muito relevante para Ribeirão Preto", garantiu a prefeita.

A prefeita também não descarta entrar na briga para receber outros investimentos chineses no Brasil. Segundo ela, qualquer oportunidade que traga ganhos para Ribeirão Preto interessa à cidade, que está disposta a negociar com as empresas que queiram instalar-se no Brasil. "Temos essa postura de ir atrás desde o primeiro dia de nosso governo", comenta a prefeita.

Com previsão de investimento de US$ 12 bilhões de dólares em cinco anos, a Foxconn, fornecedora da Apple, deve anunciar até o próximo mês o nome da cidade escolhida para a instalação da fábrica. A empresa espera iniciar a produção em solo nacional em novembro deste ano. O anúncio foi feito pela presidente Dilma Rousseff em visita a China, onde teve um encontro a portas fechadas com representantes da empresa. A nova unidade brasileira começará a produzir o iPad - o cobiçado tablet da Apple - no País.

Embora Ribeirão tenha manifestado interesse em receber a fábrica, a favorita a receber os investimentos até o momento é a cidade de Jundiaí, localizada há 40 quilômetros da capital. A expectativa da Foxconn é que o empreendimento deva gerar em torno de 100 mil empregos diretos. Esse total, por sinal, representa 80% do total de vagas que o setor de eletrônicos gera no país, que é de 125 mil postos de trabalho.