08/10/09 15h21

RFS investe 2 milhões de euros na expansão de fábrica em Embu

DCI

O mês de outubro começou positivo para o setor de telecomunicações no Brasil e motivou a gigante alemã Radio Frequency Systems (RFS), desenvolvedora de soluções para comunicação sem fio que chegou ao mercado nacional há cerca de 37 anos, a investir 2 milhões de euros para expandir o portfólio de equipamentos produzidos em sua fábrica em Embu, região metropolitana de São Paulo.

Roberto Pinto, presidente da RFS para a América Latina, explica que, com a expansão, no primeiro trimestre do próximo ano, a produção de antenas deve aumentar cerca de 20%, para abastecer todos os países da América Latina, por meio de três centros de distribuição localizados na Argentina, no Panamá e no México. "A crescente demanda por banda larga móvel no País está relacionada com a capacidade de transmissão", explicou o presidente.

Segundo Pinto, a expansão de portfólio está basicamente relacionada ao porte das antenas - até setembro eram fabricadas antenas menores e, a partir deste mês, será iniciado o processo de fabricação de equipamentos maiores, com mais de 35 metros. "Nossa solução ficará mais completa. No total há 8 tamanhos de antena. Nós fabricávamos cinco aqui, no Brasil, e agora fabricaremos todos os tamanhos", revelou o executivo.

De acordo com a companhia, a cada 30 novos empregos gerados com o aumento da produção, serão impulsionados cerca de 90 postos de trabalho na indústria do País. "Teremos 80 colaboradores na fábrica, número que pode ser ampliado de acordo com a demanda", conta o presidente, que está otimista para os negócios do próximo ano.

Apesar do reaquecimento da economia, Pinto explica que a companhia sofreu intensamente os impactos da crise financeira no primeiro semestre do ano, impedindo que os resultados deste ano sejam tão positivos quanto no ano passado, quando a RFS apresentou crescimento de 40% em relação a 2007. "O quarto trimestre ainda não será melhor do que o do ano passado, mas certamente será melhor que os outros trimestres do ano", ponderou. O Brasil é o maior País da América Latina para a empresa RFS, representando de 35% a 40% dos negócios realizados nessa região. A gigante alemã Radio Frequency Systems (RFS), de soluções para comunicação sem fios, vai expandir sua fábrica em Embu (SP).