13/09/07 10h48

Revendas ajudam VW a aprimorar carros

Gazeta Mercantil - 13/09/2007

Quarenta proprietários de revendas da Volkswagen em todo o Brasil estarão visitando hoje o Salão Internacional do Automóvel em Frankfurt para saber o que a marca produz de mais avançado no mundo. É a primeira vez que a montadora traz um grande grupo para a maior exposição de carros do planeta. Além de conhecer o que há de mais moderno em tecnologia e design, o grupo passará suas impressões à Volkswagen, que deve utilizar as informações em seus futuros projetos. A quinta-feira é reservada para os concessionários de todo o mundo. No sábado, o salão abre para o público. Espera-se 1 milhão de visitantes, um recorde. Mauro Saddi, proprietário da Green, revenda que atua com três lojas em São Paulo, afirmou que aproximação entre revendedor e fabricante ajuda a melhorar a relação em beneficio do consumidor. Dos carros que viu no imenso estande da Volks, como área semelhante a quase metade do Salão do Automóvel do Anhembi, em São Paulo, o que mais agradou Saddi foi o Tiguan, carro apresentado em Frankfurt. A montadora estuda importar o SUV compacto da Alemanha para o mercado brasileiro, provavelmente no ano que vem. Por ser produzido na Europa, o Tiguan pode ter sua competitividade prejudicada, já que terá embutido no preço elevada tributação. Especula-se que o novo carro a ser lançado ainda neste ano e que a Volks produzirá em Taubaté (SP) para substituir o Gol terá a frente semelhante ao do Tiguan - informação que a assessoria de comunicação da VW nega categoricamente. A montadora também não informou se o carro terá tecnologias apresentadas no Salão de Frankfurt, como as que reduzem as emissões. O novo carro, conhecido como projeto NF, é tratado com discrição pela montadora, que teme prejudicar venda de atuais modelos com a divulgação da chegada de um veiculo de entrada. O "novo Gol" certamente está nos planos da VW para melhorar sua participação de mercado. Só que a Ford também deve chegar quase junto com um veiculo que representará o carro de entrada. Já se sabe que a Ford quer atingir o consumidor que tem gosto pelo Celta, da General Motors.