16/06/08 11h14

Retorno de Bombril movimenta mercado

Gazeta Mercantil - 16/06/2008

O sabão em pó está presente em 99% nos lares brasileiros. Basta essa informação para que se possa imaginar a amplitude desse mercado, que atravessa atualmente um período de movimentação, seja pelo retorno de mais competidor, seja pelo acirramento da competição. Um bom ponto de partida para a análise do mercado são os indicadores financeiros. O setor de detergente em pó registrou um aumento no volume de produção, de 2006 para 2007, de 1,5%. Já o faturamento foi de R$ 3,07 bilhões (US$ 1,3 bilhão) em 2005, passando para R$ 3,10 bilhões (US$ 1,42 bilhão) em 2006, uma expansão de 0,98%. No ano passado, o setor faturou R$ 3,2 bilhões (US$ 1,7 bilhão), um aumento de 3,23% em relação a 2006, de acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla). No que se refere ao consumo, o Brasil registra um consumo per capita de detergente em pó de quatro quilos por habitante ao ano, inferior ao da Argentina (seis quilos por habitante por ano) e metade do México (oito quilos/habitante/ano). É nesse contexto que Bombril retornou recentemente ao mercado de sabão em pó, com a marca Tanto - a companhia atuou no segmento com Quanto, vendida para a Procter & Gamble no início da década de 1990. A estratégia da Bombril é posicionar Tanto como um produto da categoria considerada premium, ocupada hoje por marcas como Omo e Ariel, mas com um valor menor em relação ao dos concorrentes ilustres. Os objetivos da Bombril nesse retorno são ambiciosos. Gustavo Ramos, diretor-presidente de Bombril, conta que a meta é atingir pelo menos 5% de participação de mercado em um ano. Seguindo uma tendência do segmento, Tanto chega em diferentes versões, inclusive com um toque de Mon Bijou, amaciante da companhia. A marca apresenta também uma versão líquida, que tem entre seus atributos a facilidade de uso e diluição. A Bombril fez um investimento total de R$ 30 milhões (US$ 18,4 milhões) para o lançamento do produto, incluindo no montante pesquisas, desenvolvimento, distribuição e comunicação. A campanha publicitária de Tanto, assinada pela DPZ, será veiculada a partir de 2009. "Não poderíamos colocar a campanha no ar sem ter o produto devidamente distribuído", afirma Ramos. Com a campanha no ar, a expectativa da companhia é obter uma participação de 8% até o final de 2009.