Retail media: Leroy Merlin e The LED fazem parceria para levar solução a mais de 50 lojas
Objetivo é atrair anunciantes para o que empresa chama de 'ecossistema de soluções' de publicidade
Mercado e ConsumoA rede de material de construção Leroy Merlin deve passar a contar com publicidade em telas de LED em 53 lojas físicas ainda no primeiro trimestre deste ano. A iniciativa é fruto de uma parceria em retail media com a The LED, que vai instalar uma média de dez telas por loja. A expectativa da Leroy Merlin é atrair anunciantes para o que chama de “ecossistema de soluções” de publicidade.
A primeira loja da Leroy Merlin a contar com retail media em ambiente físico fica no bairro do Morumbi, na zona sul de São Paulo. Na semana que vem, uma unidade de Brasília também passará a contar com as telas. “Estamos evoluindo o modelo de negócios das lojas físicas e expandindo a venda de produtos para um ecossistema de soluções. Nesse caso, um ecossistema de soluções para anunciantes”, disse Flávia Barros, CMO da Leroy Merlin, em entrevista à Mercado&Consumo, durante o Retail Trends Pós-NRF 2025, realizado em São Paulo.
De acordo com a executiva, 22 milhões de clientes passam todos os anos por essas 53 lojas e 80% deles são identificados – o que é possível, por exemplo, quando ele pede para inserir CPF na nota fiscal ou quando participa do programa de fidelidade da marca. “O benefício para esses anunciantes é expor produtos e contar a história dos produtos no momento em que ele está fazendo a compra.”
A Leroy Merlin já fazia retail media em seus canais digitais. A extensão da iniciativa para as lojas físicas torna, assim, a jornada do cliente mais fluida. “O nosso papel de integração como The LED é facilitar a jornada. Dentro do ambiente self-service da indústria ou da agência que vai comprar mídia, é possível ter a visibilidade do inventário digital e in store. Outro ponto é que estamos falando de possibilidade de trazer anunciantes não endêmicos, ou seja, não somente os fornecedores que estão dentro da loja e que vendem produtos dentro da Leroy Merlin, mas também marcas que façam sentido para a loja”, diz o sócio-diretor da The LED, Felipe Freitas.
O Retail Trends Pós-NRF 2025 foi promovido pela Gouvêa Experience em São Paulo nesta terça, 28. O evento traduziu, para o mercado nacional, os aprendizados da NRF Retail’s Big Show, maior evento de varejo das Américas, que foi realizado em janeiro em Nova York, nos Estados Unidos. Ambos os eventos contaram com cobertura completa da Mercado&Consumo.