15/11/09 11h54

Repsol planeja investir até US$ 15 bi em petróleo no país

Folha de S. Paulo

O presidente da espanhola Repsol, Antonio Brufau, disse ontem que planeja investir de US$ 10 bilhões a US$ 15 bilhões em exploração, desenvolvimento e produção de petróleo de 2012 a 2020 no país. Para 2010 estão previstos investimentos de até US$ 400 milhões. Parceira da Petrobras no pré-sal, a Repsol tem participação em 21 blocos de exploração de petróleo no país.

Segundo Brufau, a entrada da Repsol em outros blocos dependerá de uma análise mais detalhada do novo sistema de partilha de petróleo. "Vamos ter que avaliar muito os novos contratos, os novos impostos, para ver se uma empresa com o porte da Repsol vai se interessar. Provavelmente as novas áreas de concessão não serão tão atrativas quanto as que já estão com o grupo hoje", disse.

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, disse que o resultado da empresa no terceiro trimestre foi "extraordinário". A estatal lucrou R$ 7,3 bilhões (US$ 4,2 bilhões), resultado 26% menor do que no mesmo período de 2008. Para ele, a política de preços contribuiu para a queda do lucro. "Como não repassamos as variações (no petróleo) para o mercado, no último trimestre não captamos a valorização que elevou o lucro de outras empresas", disse. "Mas nos nove meses do ano tivemos preços mais estáveis, de maneira que o nosso resultado é muito melhor do que o das outras."