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REP, sócia da americana Kimco, investe US$ 260,7 milhões

Valor Econômico - 23/06/2008

A REP - Centros Comerciais, empresa de shoppings adquirida pelo grupo imobiliário Lindencorp no ano passado, anunciou a realização de 12 empreendimentos, que devem consumir investimentos de R$ 425 milhões (US$ 260,7 milhões) nos próximos anos. Parte dos recursos será desembolsada pelo grupo americano Kimco, um dos maiores no setor de shoppings dos Estados Unidos, do qual a REP é sócia em uma joint venture desde o ano passado, com 30% de participação. Quando estabeleceu a parceria, o grupo americano disse ter planos de investir US$ 150 milhões no Brasil. Mas Marcos Saad, diretor da REP, avalia que o montante investido pela companhia no Brasil pode ser maior no futuro. Entre os empreendimentos anunciados pela REP, seis já estão em fase de comercialização dos seus espaços, mas outros seis ainda estão em fase de desenvolvimento. Os projetos já lançados incluem três centros comerciais de bairro, chamados nos EUA de "strip centers". Um deles será construído em Jundiaí e os outros dois na cidade de São Paulo. A empresa também construirá dois novos shopping centers, um no Largo Treze, bairro popular de São Paulo, e um na cidade de Hortolândia (SP), além de ampliar o shopping da cidade de Valinhos, que já pertence à REP. Os projetos futuros, em desenvolvimento, incluem a construção de três shoppings centers, localizados em Mogi Guacú (SP), Campinas (SP) e Cabo Frio (RJ). A empresa também irá construir em Itaquera (SP) um "power center", formato que reúne no mesmo espaço megalojas, como hipermercados e lojas de material de construção. Além disso, a REP anunciou a construção de dois empreendimentos "multiusos", modelo que agrega diferentes negócios, como hotéis, shoppings, condomínios residenciais e comerciais. Um empreendimento ficará em Guarulhos (SP) e outro em Ribeirão Preto (SP), maior pólo sucro-alcooleiro do país. A Multiplan e a Iguatemi, que estão entre os maiores grupos nacionais de shoppings, também já anunciaram projetos em Ribeirão Preto, região que foi favorecida pelos pesados investimentos no setor de álcool e que tem uma elevada renda per capita. Os investimentos anunciados colocam a REP em outro patamar no setor de shoppings. A empresa só possuía o shopping de Valinhos.