23/06/20 11h38

Renovação de contrato com a Sabesp: concessionária deve investir mais de R$ 150 milhões em 30 anos

Bragança Diário

Finalmente, depois de 11 anos sem contrato, o município de Bragança Paulista deve renovar o contrato com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A informação foi dada na última sexta-feira, 19, durante a inauguração do posto de saúde do Conjunto Habitacional (CDHU) Saada Nader Abi Chedid, pelo deputado estadual Edmir Chedid (DEM).

O parlamentar comentou que a outorga será no valor de R$ 155 milhões, a serem investidos ao longo de 30 anos, e caso seja aprovado ainda neste ano, o contrato será válido até 2050.

No primeiro ano de contrato, a Sabesp repassaria ao município R$ 35 milhões, além de executar R$ 7 milhões em obras de infraestrutura e recapeamento de vias. No segundo ano, estão previstos investimentos de R$ 5 milhões. Além disso, o município irá receber 4% da participação do faturamento da empresa em relação a Bragança Paulista.

Edmir Chedid disse que o vice-governador Rodrigo Garcia e o secretário de Infraestrutura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcos Penido, auxiliaram para que o acordo com Bragança Paulista saísse do papel após longos anos, e que nesta semana, ele e o prefeito Jesus Chedid devem ter uma reunião com o governador João Doria para tratar da renovação.

O deputado falou da importância dos trabalhos do Consórcio de Saneamento Nossa Água (Consana) durante os últimos três anos e meio. Segundo ele, Foi baseado nos estudos do consórcio que se chegou à proposta de renovação de contrato com a Sabesp.

O Consana estava próximo de abrir licitação para concessão dos serviços de saneamento básico em Bragança Paulista e nos demais municípios consorciados. Também foi informado que a cidade de Joanópolis assinará contrato com a Sabesp.

Além de Bragança e Joanópolis, o consórcio representa Bom Jesus dos Perdões e Monte Alegre do Sul.

O prefeito Jesus Chedid informou à reportagem do Bragança-Jornal na noite de domingo, 21 de junho, que o acordo entre as partes está bem adiantado. “Eu vou mandar nesta semana o projeto de lei para ser aprovado pela Câmara”.