18/02/11 11h24

Renner investe em loja com marca própria e acirra setor

DCI

No segmento de marcas próprias, depois do boom na área de alimentos e produtos de higiene, chega a vez da disputa ficar mais acirrada no ramo do vestuário, com a lojas Renner anunciando que irá abrir uma loja com o mesmo nome da bandeira Blue Steel em março - uma de suas 17 marcas próprias voltada para o público jovem. Atualmente a rede tem 18 bandeiras próprias e pretende continuar investindo nesse modelo, caso o piloto com a Blue Steel tenha bons resultados. Assim, a marca vai concorrer diretamente com a Marisa que já trabalha com este conceito, pois todas as roupas vendidas pela marca levam na etiqueta o nome da bandeira. A primeira das três lojas previstas no novo modelo da Renner, que servirá como um teste para a companhia, ficará localizada em São Paulo, no Shopping Boulevard Tatuapé, e se enquadrará no formato compacto já adotado pela varejista de roupas.

Segundo o presidente da rede, José Galló afirmou em conferência, novos consumidores estão vendo a Renner como uma oportunidade para compras no varejo devido ao crescimento econômico do País, que permitirá um aumento no consumo de novas camadas da sociedade. Em relação ao projeto ele disse que pode ser considerado "sinérgico", pois utiliza a mesma estrutura logística e de distribuição das operações. Em 2011, a rede que é gaúcha terá mais 33 novas lojas entre modelos compactos - o principal investimento da empresa -, lojas tradicionais, além do piloto. No primeiro semestre já serão inauguradas 10 novos pontos de venda. Além dos novos pontos de venda, a Renner quer voltar a investir em segmentos em que deixou de atuar há quase dez anos: decoração e cama, mesa e banho. Hoje, a marca atua em vestuário, perfumaria, calçados, bolsas e cintos. Sobre o projeto de comercializar artigos de cama, mesa, banho e decoração, o executivo chamou como "um sonho, sem nada concreto", assim como os planos de criar uma rede exclusiva para atender a população de classes mais baixas.

O valor destinado a esses investimentos não foi divulgado. A posição de caixa, no entanto, totalizou R$ 683,7 milhões (US$ 388,5 milhões) no ano passado. Os investimentos durante 2010 somaram R$ 160,3 milhões (US$ 91,1 milhões) contra R$ 69,1 milhões (US$ 35,1 milhões) em 2009. A rede encerrou o ano anterior com 134 lojas - 14 unidades a mais do que no ano anterior. As vendas pelo conceito mesmas lojas - que considera aquelas em operação há pelo menos 12 meses subiram 10,3 % no acumulado de 2010.