20/05/20 10h47

Renegociações de contratos durante a pandemia geram economia superior a R$ 100 mil mensais para Mogi

O Diário de Mogi

Balanço divulgado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes mostra que foram economizados R$ 103,4 mil com a renegociação de contratos com fornecedores e prestadores de serviço desde o início da pandemia provocada pelo novo coronavírus. Somados os meses de março a maio, a quantia chega a cerca de R$ 310 mil. Esse valor resulta de medidas de redução de despesas no combate à Covid-19, e também à desaceleração da economia.

As negociações são conduzidas pela Comissão de Análises e Revisão de Contratos Atuais (Comarca). De acordo com o secretário municipal de Gestão Pública e coordenador da Comarca, Marcos Regueiro, o propósito desse grupo é equalizar os contratos para evitar reajustes excessivos. “Com isso, a administração passa a ter um capital de investimento com recursos que antes estavam contabilizados como despesas”, afirma.

As medidas também visam a uma política de austeridade financeira, otimização dos recursos e redução de despesas. A renegociação também foi facilitada pela redução das atividades de determinados setores durante a pandemia – ou seja, serviços que estavam sendo prestados, foram suspensos.

“Estas negociações também têm o objetivo de não paralisar os serviços em andamento. Vários municípios rescindem os contratos justamente por não terem condições de fazer os pagamentos. Com a não aplicação dos índices de reajuste, os contratos permanecem com os mesmos valores”, explica o secretário municipal de Finanças, Clovis da Silva Hatiw Lú Jr, que também é membro da comissão.

“Isso é bom para ambas as partes. Para a Prefeitura, pela economia de recursos, e também para o contratado, que mantém sua atividade econômica com o município, sejam obras ou prestação de serviços, sem paralisações, evitando que haja prejuízos maiores, como falências e desemprego”, completa Hatiw Lú.

Obras

Mesmo com a pandemia, a Prefeitura segue com serviços e importantes obras em andamento, como a da Maternidade Municipal, ao lado do prédio do Hospital Municipal de Braz Cubas, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Jundiapeba, drenagem e esgotamento sanitário no Botujuru, setorização do abastecimento da região leste, Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Jundiapeba e Oroxó, Polo Municipal de Segurança e construção do restaurante Bom Prato de Jundiapeba, entre outras.

Também integram a Comarca a procuradora-geral do Município, Dalciani Felizardo e o assessor de Gabinete, Guilherme Server.