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Renault pretende acelerar as vendas e lança carro pela web

Gazeta Mercantil - 23/09/2008

O Sandero Stepway, novo modelo esportivo que a Renault lança hoje no Estado de São Paulo, não contará em sua apresentação com comercial no horário nobre da TV aberta nem anúncios em revistas e jornais de grande circulação. Toda a campanha de lançamento está concentrada num único canal: a internet. Assim como a GM, que recentemente lançou seu Prisma totalmente pela web, a Renault aposta na rede mundial de computadores pelo fato de o público-alvo do Sandero Stepway - homens solteiros, sem filhos, com idade entre 30 e 40 anos aproximadamente - estar totalmente conectado ao universo digital. A estratégia desenvolvida para a internet está a cargo da agência Salem - a campanha de mídia de massa só será realizada numa segunda etapa, em 2009, e como sustentação para as ações iniciadas na web. A agência responsável pela campanha nas mídias convencionais é a NeogamaBBH. "Trata-se de um lançamento diferente. Além da divulgação ser toda pela web, a estratégia também prevê uso de blogs, comunidades virtuais e atuação. Vinte pessoas nossas farão contatos com as redes sociais para promover o produto", afirma Cássio Pagliarini, diretor de marketing da Renault. O investimento na ação não é revelado. O plano da montadora reforça tendência no uso da web como ferramenta de marketing no segmento e demonstra a tentativa de diversificação nas estratégias de comunicação. Em grande parte, essa movimentação se deve ao aumento da concorrência no setor. Os números demostram que está muito fácil comprar um carro - as condições de crédito facilitado proporcionaram um aumento de 22,5% nas vendas até agosto - mas será que vendê-los também está? Para as agências de publicidade e os diretores de marketing da indústria automobilística a resposta não parece tão simples. Afinal, a disputa entre as empresas está acirrada - a diferença de vendas entre os três primeiros colocados é de menos de 10% - refletindo-se nos investimentos em publicidade. O setor é o quinto maior anunciante, de acordo com o Ibope: R$ 959,3 milhões (US$ 588,5 milhões) no primeiro semestre - quase 40% a mais que no mesmo período do ano passado Por isso, a indústria automotiva busca diversificar o portfólio, para garantir a fidelidade, acompanhando a evolução econômica de seu cliente, e a comunicação, para atingir um público mais segmentado. Também investe mais na marca que no produto - mais da metade da verba de comunicação vai para essa área - e no marketing de relacionamento.