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Renault eleva investimento no Brasil

Valor Econômico - 27/11/2007

A Renault anunciou ontem aumento dos investimentos previstos no Brasil. Os R$ 780 milhões (US$ 448,3 milhões) que estavam orçados para o período de 2006 até 2009 serão acrescidos em mais R$ 190 milhões (US$ 109,2 milhões). Os investimentos contemplam, sobretudo, desenvolvimento de produtos no Brasil, que serve de base de exportação para outros países da América do Sul e México. O presidente da empresa, Jérôme Stoll, informou que tem um plano de investimentos para a Argentina, de 100 milhões de euros, para conclusão da transferência da linha Clio e para desenvolver um novo veículo. Stoll estava em Florianópolis para o lançamento do Sandero, o primeiro carro fabricado inicialmente fora das bases da Renault na Europa, e cuja produção será feita no Brasil. Embora o Sandero seja definido por Stoll como um carro com DNA brasileiro, ele chega com pretensão de ser um carro mundial. A Renault deve fabricá-lo também na África do Sul e na Europa, mantendo a premissa de fabricar os veículos nos locais em que pretende vendê-los. O novo investimento chega ao mesmo tempo em que a empresa comemora crescimento das vendas no mercado nacional, aposta na continuidade da boa demanda e consolida uma estratégia de inserção em carros de preços mais baixos. "O crescimento da empresa é impressionante", na visão de Stoll, citando que a Renault encerrará 2007 com 73 mil veículos vendidos e mais de 100 mil veículos em 2008. Segundo o presidente da montadora, o balanço das atividades nos últimos dois anos mostra que a empresa está no caminho certo. Segundo Stoll, a capacidade instalada no parque fabril da Renault no Brasil ainda não está no limite. Ele explica que a empresa tem uma fábrica para carros de passeio com capacidade para 200 mil veículos por ano e atualmente fabrica 120 mil carros. E outra fábrica para veículos utilitários, com capacidade para 50 mil, cuja produção está em 15 mil. Ele diz que a capacidade instalada estará no limite com o projeto da Nissan, entre 2009 e 2010, quando os produtos Nissan começarem a serem feitos nessas unidades. A Renault deve fechar este ano com vendas de 800 milhões de euros no Brasil. Em 2006, as vendas atingiram cerca de 600 milhões de euros. Toda a Renault do Brasil, que inclui vendas para outros países vizinhos e México, deve alcançar faturamento de 1,4 bilhão de euros em 2007.