10/04/08 10h32

Renault abre centro de design em São Paulo para se aproximar das artes

Valor Econômico - 10/04/2008

A Renault decidiu afastar a área de design do ambiente da graxa para aproximá-la do charme das galerias de arte e lojas de decoração de um dos mais elegantes bairros de São Paulo. A montadora inaugurou ontem, nos Jardins, seu sexto centro de design fora da França, seguindo uma nova tendência na indústria automobilística, que começa a transferir boa parte do desenvolvimento de produto das matrizes para os mercados emergentes. Esta é a primeira montadora do Brasil a ter o design fora da fábrica. O local escolhido foi a elegante avenida Gabriel Monteiro da Silva, coração dos Jardins, onde se enfileiram as lojas de móveis, arte e decoração mais chiques da América Latina. Bem distante da linha de montagem, que fica na cidade de São José dos Pinhais, no Paraná. O novo ambiente servirá para inspirar projetos de carros não apenas para o mercado brasileiro, como também alinhados ao gosto dos consumidores dos demais países do Mercosul. Para isso, a equipe, que começa com 10 pessoas, inclui profissionais de outros países, como Argentina e Colômbia. O grupo é pequeno. Muito menor do que o principal centro de design da Renault, na França, onde trabalham 12 mil profissionais. Mas já começou a trabalhar em cinco projetos. "Essa charmosa região reúne os grandes nomes da arquitetura e interiores, o que pode ajudar no desenvolvimento da cultura do design do automóvel", explicou o presidente da Renault no Mercosul, Jérôme Stoll, durante uma apresentação na área externa do sobrado de 400 m². A Renault facilitou as coisas para que na volta do almoço, por exemplo, seus designers captem inspiração numa loja de esculturas ou ateliê de arte. Não é só isso. Os ares de modernidade e a efervescência de uma metrópole como São Paulo, onde se ditam conceitos em eventos como Fashion Week, representam, na opinião da direção da Renault, o caminho certo para quem busca desenvolver os futuros carros com base em tendências da moda.