26/07/13 16h05

Região foi a 5ª do Estado em exportações

Correio Popular - Campinas

A Regional Campinas do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) divulgou estudo ontem mostrando que foi a quinta colocada no ranking paulista de exportações entre as 39 diretorias regionais da entidade no primeiro semestre. O volume dos 19 municípios somou US$ 1,8 bilhão. A região ficou atrás de São Paulo (US$ 4,47 bilhões), Santos (US$ 3,34 bilhões), São José dos Campos (US$ 2,40 bilhões) e São Bernardo do Campo (US$ 2,07 bilhões).

Apesar de estar entre as líderes das exportações, o resultado da Regional Campinas registrou queda no volume de produtos vendidos para o exterior - o recuo foi de 3,5%, de acordo com o levantamento. As importações também cresceram 11,5%, passando de US$ 4,86 bilhões para US$ 5,41 bilhões, o que gerou um saldo negativo de US$ 3,61 bilhões, valor 20,8% maior em relação ao primeiro semestre de 2012. Com o resulto, a chamada corrente de comércio (soma das exportações e importações) no acumulado do ano ficou em US$ 7,21 bilhões.

A análise do Ciesp mostrou também que na Regional de Campinas as principais exportações foram de fabricação de peças e acessórios para veículos automotores (US$ 89,23 milhões), fabricação de óleos e gorduras vegetais e animais (US$ 87,76 milhões), fabricação de geradores, transformadores emotores elétricos (US$ 43,97 milhões), fabricação de equipamentos de informática e periféricos (US$ 33,93 milhões) e fabricação de bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão (US$ 33,13 milhões).