12/09/11 18h45

Região de São Sebastião da Grama recebe mais de R$ 6,5 milhões

Recursos serão aplicados em ações para o empreendedorismo e na ampliação dos ensinos técnico e profissionalizante; gerente geral Institucional e Internacional da Investe São Paulo, Wilson Soares, participou do evento

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, anunciou nesta sexta-feira, 9 de setembro, durante 3ª edição do Acelera São Paulo, em São Sebastião da Grama, o repasse de R$ 6,5 milhões para uma série de ações do Governo do Estado na região. Entre as medidas previstas, está o investimento de R$ 3 milhões para equipar os novos laboratórios da Escola Técnica Estadual (Etec) de Pirassununga. Por meio de uma parceria entre o Governo de São Paulo e a prefeitura de Pirassununga, terão início em 2012 as obras de ampliação da Etec, que passará a contar com as instalações do prédio onde funcionava a Escola Estadual General Asdrúbal da Cunha.

Também foram assinados termos de cooperação para implantação de três espaços empresariais em Estiva Gerbi, Vargem Grande do Sul e São Sebastião da Grama, além da elaboração de um plano estratégico voltado ao turismo, abrangendo as 16 cidades que integram o Consórcio de Empreendedorismo da Alta Mogiana, entre outras ações.

O pacote de investimentos contempla ainda R$ 2,5 milhões para a criação de 1.182 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos do Via Rápida Emprego em 22 municípios locais. “O Acelera São Paulo representa o esforço do Governo do Estado para aproximar e estreitar as relações com os municípios, apresentando aos prefeitos as ações que irão contribuir com o crescimento das diversas regiões do Estado”, explica o secretário Paulo Alexandre Barbosa.

Sobre o evento
Os encontros do Acelera São Paulo pretendem percorrer todo o Estado, dividido em 14 regiões com afinidades econômicas, para fortalecer o diálogo e a troca de experiências entre os poderes públicos municipais, a SDECT e os setores produtivos regionais. O município de São Sebastião da Grama receberá a 3ª edição do encontro, que tem como objetivo apresentar os projetos da pasta e discutir em conjunto com prefeitos e empresários locais ações que estarão entre as prioridades da pasta.

Dentre os temas, serão debatidas propostas de estímulo à atividade econômica focadas nas vocações regionais e na geração de emprego e renda. O evento destacará as ações voltadas à capacitação de mão de obra, incentivo à pesquisa, atividades no setor de ciência e tecnologia, apoio ao empreendedor, expansão do acesso aos ensinos técnico e superior, e atração de novos investimentos. Nesta edição serão contemplados 26 municípios: Águas da Prata, Aguaí, Caconde, Casa Branca, Conchal, Descalvado, Divinolândia, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Itapira, Itobi, Mococa, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Pirassununga, Porto Ferreira, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio do Jardim, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, São Sebastião da Grama, Tambaú, Tapiratiba e Vargem Grande do Sul.