15/07/24 15h00

Região de Prudente recebe Desenvolvimento Econômico para ações de crescimento local

Secretario Jorge Lima visitou oito cidades do oeste paulista para encontros empresariais

SDE

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima, visitou a região de Presidente Prudente, no oeste paulista, para reuniões empresariais com o objetivo de alavancar a economia local, de acordo com as vocações e potencialidades de cada município.

A região administrativa de Prudente possui 53 municípios, que ocupam quase 10% do território paulista, e tem um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 36,4 bilhões.

A agenda começou na quarta-feira (10) com o encontro empresarial na cidade de Junqueirópolis, conhecida por ser um dos maiores produtores de acerola do estado. Na sequência, foi a vez de Adamantina, a “joia da Alta Paulista” que recebe diversos eventos culturais ao longo do ano. O município de Lucélia, chamada de “cidade da amizade” e com forte vocação no turismo e produção agrícola, foi outra cidade visitada. A agenda do dia se encerrou em Osvaldo Cruz, onde empresários e empreendedores locais conheceram o plano de desenvolvimento regional do Governo do Estado.

Na quinta-feira (11), foram realizadas reuniões em outras três cidades: Presidente Bernardes, com expressiva atividade pecuária; Pirapozinho, cidade que conta com forte rede se serviços; e Mirante do Paranapanema, que possui um dos principais rios do estado, já na divisa com o Paraná.

“Desde o início da gestão, o governador Tarcísio de Freitas determinou que olhássemos para o estado de São Paulo como se fosse um país, e é o que estamos fazendo. Criamos coalizões empresariais em todas as regiões respeitando as vocações de cada uma delas, com o objetivo de alavancar o desenvolvimento regional e gerar mais emprego e renda”, explicou Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico.

Na sexta-feira (12), a agenda se encerrou na cidade de Regente Feijó, que conta com uma produção de ovos significativa. Cerca de 200 pessoas participaram do evento, realizado no anfiteatro municipal.

Durante os encontros, foram apresentadas alternativas de crescimento da região e como o estado pode atuar em conjunto com a iniciativa privada e demais setores, seja na atração de investimentos e novas empresas, qualificação profissional ou no oferecimento de linhas de crédito para a atividade empreendedora.

Segundo o secretário, o projeto dos “50 quilômetros”, que aposta na criação de pequenas e médias empresas no entorno de uma grande indústria, é uma opção, assim como agricultura cooperativada e turismo cultural e religioso na visão de negócio.

A proposta agora é organizar grupos de trabalho locais para que ações práticas de curto, médio e longo prazo possam ser viabilizadas em parceria com o empresariado local.

Fonte: https://www.desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/regiao-de-prudente-recebe-desenvolvimento-economico-para-acoes-de-crescimento-local/