03/11/15 16h26

Região de Piracicaba é a 11ª maior em exportação

Jornal de Piracicaba

A região de Piracicaba foi a 11ª maior do Estado em exportações no período de janeiro a setembro, divulgou quinta-feira (29/10) o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

O levantamento considerou 39 regiões paulistas em ranking elaborado a partir de informações do Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior).

Apesar de se manter entre as principais exportadoras, a regional já caiu duas posições desde o início do ano, quando figurava em 9º lugar.

O volume de produtos exportados teve redução de 26% no acumulado de janeiro a setembro na comparação com o mesmo período de 2014 — a soma negociada chegou a US$ 1,08 bilhão ante US$ 1,47 bilhão alcançado no ano passado.

As importações também tiveram ritmo menor no período, caíram 11,5%, passando de US$ 1,85 bilhão em 2014 para US$ 1,64 bilhão.

A corrente de comércio regional teve retração de quase 18% ao ser reduzida de US$ 3,31 bilhões para US$ 2,72 bilhões.

O saldo da balança comercial ficou deficitário em US$ 553,4 milhões entre janeiro e setembro — aumento de 44% com relação ao mesmo período do ano passado.

O gerente regional do Ciesp Piracicaba, Homero Scarso, comentou que a queda de posições está relacionada à dificuldade de negociação da mercadoria externamente, o que tende a ser revertido com a valorização do dólar.

Ele citou que as duas regionais que avançaram posições, Ribeirão Preto e Jundiaí, tiveram desempenho favorecido devido ao mercado de atuação — a primeira no agronegócio e a segunda no setor de eletroeletrônicos.

Scarso apontou ainda que déficit da balança comercial da cidade tem sido puxado pelo grande volume importado da Coreia do Sul, que é fornecedora de peças e partes mecânicas para a indústria automotiva piracicabana.

Ao mesmo tempo, não há relação de venda de produtos para o país asiático. Já os Estados Unidos, que figura como segundo país de origem da mercadoria importada, é o primeiro destino das exportações da região.

Dentre tudo o que foi exportado pelos nove municípios da diretoria, Piracicaba respondeu por 89,4% das operações. Nas importações, o percentual de participação da cidade no resultado é ligeiramente mais baixo: 77,9%.

Negócios — Rodada regional de Negócios promovida pelo Ciesp em Rio Claro, quinta, promoveu mais de 1.500 reuniões entre empresas fornecedoras e âncoras. A estimativa é que mais de R$ 3 milhões em negócios possam ter sido gerados.