18/04/23 12h29

Região de Limeira tem alta em importações e exportações

Com superávit de US$ 373 milhões no primeiro trimestre do ano, as cidades de Limeira, Cordeirópolis, Iracemápolis e Engenheiro Coelho registraram alta de 6,6% na balança comercial

Gazeta de Limeira

A Corrente de Comércio Internacional (soma das Exportações e Importações) da Regional Limeira teve um aumento de 6,6% no primeiro trimestre de 2023 comparado ao mesmo período de 2022, totalizando US$ 373,6 milhões. A informação foi divulgada pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo a pedido da Gazeta. Os dados do estudo englobam as cidades de Limeira, Cordeirópolis, Iracemápolis e Engenheiro Coelho.

Segundo levantamento, na Balança Comercial (diferença entre valor das Exportações e das Importações) houve um superávit de US$ 78,2 milhões. “Apesar da Balança Comercial manter-se superavitária nesse trimestre, tivemos um aumento significativo de 20% nas Importações (total US$ 147,7 milhões) enquanto que as Exportações ficaram estáveis em US$ 225,9 milhões (menos de 1% menor que 2022)”, disse Carlos A. Contiero, membro da Diretoria de Comércio Exterior do Ciesp.

Os principais produtos exportados na região foram: papel e cartão (1º), pastas de madeira (2º), gomas, resinas e outros sucos e extratos vegetais (3º), produtos químicos orgânicos (4º), preparações alimentícias diversas (5º), veículos automóveis (6º), máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos (7º), bebidas, líquidos alcoólicos e vinagres (8º), produtos cerâmicos (9º) e produtos de perfumaria (10º).

“Na Exportação, embora o valor total tenha sido estável relativamente a 2022, os dados apontam uma variação significativa entre os produtos já que Pastas de Madeira reduziram 22,5% e Gomas e Resinas aumentaram 49,5%. Essas variações podem ser explicadas por novos negócios, sazonalidade ou até aumento de preço devido à inflação internacional, especialmente energia e insumos industriais”, destaca.

No lado das Importações, o aumento total de 20% em 2023 é puxado pela família de produtos Veículos Automotivos e Tratores com 66,7% a mais que em 2022.  Em segundo lugar o setor de máquinas, aparelhos mecânicos, seguido por máquinas, aparelhos elétricos.  O item Gorduras e Óleos foi o quarto item mais importado e em quinto lugar do ranking de importação o setor de Instrumentos e Aparelhos de Ótica, mostrando um aumento de 39%.

“Os incrementos na Importação podem estar relacionados à reposição de estoques, aposta em aquecimento do mercado a médio prazo ou mesmo aumento de preços internacionais ou efeitos dos prazos da liberação alfandegária/logística internacional de transportes”, afirma.

Fonte: https://gazetadelimeira.com.br/regiao/regiao-de-limeira-tem-alta-em-importacoes-e-exportacoes