21/09/23 14h33

Região de Bauru tem maior alta do PIB no Estado em 12 meses

Alta, no período de julho de 2022 a junho de 2023, foi de 5,5%, mesmo índice de Marília; valor total foi de R$ 70,414 bilhões

Folha da Região

Com aumento da participação do setor de comércio e serviços, o Produto Interno Bruto (PIB) da região de Bauru cresceu 5,5% em 12 meses, a maior alta em todo o Estado, junto com a região de Marília, que alcançou o mesmo índice. O aumento refere-se ao período de julho de 2022 até junho de 2023, na comparação com os dois semestres imediatamente anteriores, ou seja, julho de 2021 a junho de 2022.

O índice, divulgado nesta quarta-feira (20) pela Fundação Seade, já desconta a inflação e corresponde ao desempenho mais expressivo entre as regiões administrativas do Estado (veja no quadro no final). Além de Bauru e Marília, as maiores variações foram as das regiões Central (que abrange Araraquara e São Carlos), com alta de 4,6%; Barretos, com 4,3%, e a Capital e São José do Rio Preto, ambos com 3,9%. Considerando os números absolutos, o PIB de Bauru alcançou R$ 70,414 bilhões em 12 meses, somado o resultado de 39 municípios.

O PIB representa o valor de todos os bens e serviços finais produzidos em determinado período. Trata-se de um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia para mensurar a atividade econômica, que inclui o desempenho de setores como administração pública, agricultura, indústria, serviços e comércio.

O resultado regional, segundo o Seade, também foi maior do que a média do Estado, de 3%. Juntas, as 645 cidades paulistas alcançaram um PIB de R$ 3,312 trilhões no período analisado. Segundo Vagner Bessa, gerente de indicadores econômicos da fundação, entre 2020 e 2022, a indústria ampliou sua contribuição para o Produto Interno Bruto regional, de 28,2% para 32% do total do valor adicionado gerado, e, após este avanço, agora, o setor de comércio e serviços volta a ser o principal responsável pelo incremento do indicador.

Isso porque, na região de Bauru, o PIB deste segmento foi o que mais cresceu, chegando a 6,9% no período de julho de 2022 até junho de 2023, comparativamente ao somado nos dois semestres anteriores. Já o PIB da agropecuária teve alta de 5,3% e da indústria, 2,6%.

"Uma hipótese a ser considerada é a existência de um transbordamento da indústria para comércio e serviços. Quando indústrias, como a de papel e celulose, em Lençóis Paulista, recebem forte investimento, há um encadeamento para o setor de comércio e serviços, especialmente o comércio atacadista, fornecedores de matérias-primas, equipamentos, seja no mercado interno, seja para exportação", detalha Bessa, fazendo referência à Bracell.

Além disso, o gerente acrescenta que outros ramos de atividade dentro do setor de comércio e serviços também são beneficiados, diante do aumento do número de pessoas empregadas na indústria, que injetam sua renda - normalmente mais alta do que a média - na economia. "Com isso, observa-se um crescimento dos serviços de transporte, alimentação, manutenção, serviços pessoais", pondera. Atualmente, comércio e serviços representam 63,3% do PIB da região de Bauru; a indústria, 32%, e a agropecuária, 4,8%.

Fonte: https://sampi.net.br/aracatuba/noticias/2788850/economia__negocios/2023/09/regiao-de-bauru-tem-maior-alta-do-pib-no-estado-em-12-meses