26/07/24 14h53

Região de Araraquara exporta mais de R$ 6 bilhões no primeiro semestre de 2024

Resultado é quase 20% superior ao registrado no mesmo período do ano passado

A Cidade ON Araraquara

As 17 cidades que integram a regional de Araraquara do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) registram recorde de exportações no primeiro semestre de 2024. Juntos, os municípios superaram a marca de R$ 6,4 bilhões em negociações com o exterior entre janeiro e junho, valor 20% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, além de ser o melhor resultado da atual década.

Entre janeiro e junho de 2024, as importações somaram R$ 2,7 bilhões, crescimento de 15,5% frente a 2023. Com isso, a balança comercial das 17 cidades representadas pelo Ciesp Araraquara nos primeiros seis meses do ano fechou positivamente em quase R$ 4 bilhões, segundo os dados do próprio Ciesp.

Os principais produtos exportados pela regional nesses meses foram aeronaves e aparelhos espaciais (39,1%), preparações de produtos hortícolas (22,4%) e açúcares e produtos de confeitaria (19,4%), com os principais destinos sendo Estados Unidos (34,7%), Países Baixos/Holanda (14%) e Portugal (11%). Por outro lado, as importações se concentraram em máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos (30,4%), aeronaves e aparelhos espaciais (27,1%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (11,4%), oriundos de Estados Unidos (49,1%), Portugal (9,7%) e China (6,4%), principalmente.

Fonte: https://www.acidadeon.com/araraquara/economia/regiao-de-araraquara-exporta-mais-de-r-6-bilhoes-no-primeiro-semestre-de-2024/