04/09/19 14h09

Região de Araraquara abre 1,1 mil empregos na indústria

Apesar de positivo, dados de janeiro a julho deste ano estão abaixo da expectativa do setor

A Cidade ON

A indústria da região de Araraquara criou cerca de 1,1 mil empregos na indústria de janeiro a julho de 2019. Os dados são do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). O saldo é 2,38% maior do que o mesmo período do ano passado.

Na comparação mensal, o mês de julho teve 350 novos empregos em relação ao mês de junho. 

Araraquara é uma das poucas regiões com o saldo positivo. Porém, embora o número de vagas tenha aumentado, o resultado está abaixo do esperado pelo setor. E quem explica é o diretor regional do Ciesp, Ademir Ramos da Silva. 

"Os números não estão esperados porque todo mundo acreditava que com as reformas e movimentação em Brasília fosse motivar os investidores lá fora a começar a ativar setores da indústria de modo geral. Mas, isso não está acontecendo. A gente sabe, por exemplo, que a reforma da previdência que saiu basicamente beneficiou os cofres do Governo Federal, a iniciativa privada não teve nenhum benefício. Então é mais uma razão para dizer que as reformas para contratação não está beneficiando muito", afirma. 

Os ramos industriais que mais contrataram foram: o de borracha e plástico - um aumento de 4,39%.  Já os setores de bebidas e produtos de metal tiveram queda. Menos 6% de vagas de emprego no ramo de bebidas e -4,26% na área de produtos de metal. 

Silva afirma que a queda se deve a falta de tradição dos ramos na região. "Bebidas e artigos de metal são produtos que não estão diretamente direcionados a nossa região. Elas estão inseridas em outras regionais, então para nós não muda ou altera muita coisa aqui. Em contrapartida a nossa região teve uma expansão relativamente boa no setor de borracha e plástico, confecção e artigos de vestuário, máquinas, equipamentos e alimentos. Então, esses segmentos industriais estão relacionados a algumas cidades que compõe nossa regional e para nós tenha agregado nos postos de trabalho", finaliza. 

Segundo os dados do Ciesp, no acumulado do ano, apenas 12 das 36 regiões tiveram resultado positivo. Já no estado todo, a indústria paulista fechou 3,5 mil vagas de emprego em julho na comparação com junho. 

Os principais destaques negativos ficaram por conta de veículos automotores, reboques e carroceria (-2.163), couro e calçados (-966) e produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (-565).