02/05/24 14h16

Região abre 1,5 mil empregos em março; segmento têxtil é destaque em Americana

Nenhum dos municípios da região apresentou saldo negativo, ao contrário do que aconteceu em março de 2023

Liberal

A RPT (Região do Polo Têxtil) teve saldo positivo de 1,5 mil empregos em março deste ano, de acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados nesta terça-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Parte do bom resultado se deve às contratações do segmento têxtil, que se destacou principalmente em Americana.

Ainda segundo a plataforma, nenhum dos municípios da região apresentou saldo negativo, ao contrário do que aconteceu em março de 2023, quando Americana teve 20 demissões a mais do que contratações e Nova Odessa apresentou saldo zerado.

No caso de Americana, o segmento têxtil teve grande participação no resultado positivo do último mês, com criação de 76 vagas. Segundo o presidente do Sinditec (Sindicato das Indústrias de Tecelagem de Americana e região), Leonardo de Sant’Ana, isso se deve a uma política de valorização desse perfil de indústria, mostrando que o “têxtil não está morto.”

Além disso, ele apontou que o segmento perdeu muitos trabalhadores no fim do ano passado, então há uma reposição dos quadros visando a maior demanda do Dia das Mães — apontada como uma característica de sazonalidade da indústria têxtil.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Americana, Rafael de Barros, reforçou o apontamento de Leonardo e destacou tanto o oferecimento de cursos de capacitação para trabalhadores desse segmento quanto o resultado da cidade em relação a 2023.

Ainda na região, Santa Bárbara e Sumaré apresentaram grande quantidade de contratações na área da saúde, Nova Odessa em locação de mão de obra temporária e Hortolândia, em fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêuticos – com saldo positivo de 139.

“O desempenho é motivo de grande orgulho para a cidade. Esse resultado reforça o nosso compromisso em criar um ambiente propício para o desenvolvimento da indústria farmacêutica, um setor estratégico para a economia local e nacional”, comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação de Hortolândia, Dimas Corrêa Pádua.

Saldo de empregos na região, segundo o Caged

 

 Saldo em março de 2024 

 Saldo em março de 2023 

Americana

 345

 -20

Hortolândia

 292

 283

Nova Odessa

 310

 0

Santa Bárbara 

 238

 272

Sumaré

 362

 189

RPT

 1547

 724

 

Fonte: https://liberal.com.br/cidades/regiao/regiao-abre-15-mil-empregos-em-marco-segmento-textil-e-destaque-em-americana-2165157/