10/08/09 11h30

Redes varejistas buscam novos mercados

O Estado de S. Paulo

Depois de arrematar as redes regionais Varel, Taurus e Bernasconi, a Lojas Colombo chega à capital paulista. Na quarta-feira, a rede gaúcha inaugura a primeira loja Colombo Premium no shopping Anália Franco, na zona leste de São Paulo. Diferentemente das tradicionais lojas de rua da Colombo, a premium é voltada para o público A e B. "Nosso objetivo é buscar novos mercados para continuarmos competitivos", diz o diretor de vendas, Eduardo Colombo. "A cada dia a competição é mais acirrada e as margens, cada vez menores." Além de prestar bons serviços e ter um bom atendimento, hoje as redes precisam alcançar volume de venda suficiente para obter ganhos de escala e diluir custos fixos.

No mercado há 50 anos, a Colombo dá continuidade à expansão iniciada desde 1999, quando saiu do Rio Grande do Sul e abriu as primeiras lojas no interior de São Paulo. Hoje, tem 360 lojas, localizadas, em sua maioria, no Sul (Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina), além de Minas Gerais, com 3 lojas, e São Paulo com 86 lojas espalhadas pelo interior.

Além do shopping Anália Franco, a Colombo inaugura em outubro mais uma loja premium no Shopping Vila Olímpia. Ao todo, investiu R$ 5 milhões (US$ 2,6 milhões) nas duas lojas. Para 2010, os planos incluem a abertura de lojas premium no Rio de Janeiro, Brasília e Goiânia, e outras incursões na capital paulista. Com a expansão dos negócios, grandes redes como a Colombo ganham escala e musculatura que se traduzem em maior poder de negociação com fornecedores. Para fidelizar ainda mais o consumidor, essas redes fecham parcerias com bancos para aumentar a oferta de crédito.