14/06/07 14h44

Redes de varejo agora brigam nos genéricos

O Estado de S. Paulo - 14/06/2007

A disputa das grandes redes de supermercados começa a se deslocar das gôndolas para os corredores de serviços. O Wal-Mart anunciou ontem um programa para reduzir o preço de 404 medicamentos genéricos na sua rede de 116 farmácias. Os descontos médios giram em torno de 50% a 60% em relação ao remédio de referência, mas podem chegar a até 88% na comparação com o preço máximo do mercado. Os preços dos genéricos nas farmácias da rede irão de R$ 1,90 ao teto de R$ 9,90. No Brasil, o genérico tem cerca de 14% de participação no mercado de medicamentos em volume de vendas e apresentou um crescimento de 20% no faturamento em 2006, ante 7% da indústria de remédios em geral. O mercado movimentou mais de US$ 1 bilhão no ano passado. Além das drogarias e farmácias independentes, o Wal-Mart vai enfrentar seus maiores concorrentes - Pão de Açúcar e Carrefour - nessa disputa. O Pão de Açúcar, há seis anos com farmácias próprias, tem hoje uma rede de 134 lojas e diz oferecer 1.010 medicamentos por até R$ 9,90, sendo 600 genéricos. O Carrefour, mais novo no mercado de farmácias, está com 67 lojas e pretende fechar o ano com 102 unidades.