Redes de franquia focam expansão no interior de São Paulo
UOLO interior de São Paulo está entre os principais mercados do setor de franquias, por contar com cidades em franca expansão e também por surgir como opção para redes que buscam expandir fora dos grandes centros, muitas vezes saturados pela grande oferta de marcas prestadoras de serviços. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a abertura de unidades em cidades menores é uma tendência. Apenas no estado de São Paulo, que concentra 37,5% das unidades franqueadas do país, os municípios do interior registraram um aumento de 5,4% no número de lojas em 2015.
A Sigbol Fashion – especializada em cursos profissionalizantes de confecção e moda – decidiu investir na região e pensando em viabilizar cada vez mais seu crescimento, desenvolveu um modelo de microfranquia com investimento inicial de R$ 80 mil e faturamento médio mensal de R$ 23,5 mil. Com 18 escolas em operação, a rede já registra um crescimento de 20% no número de alunos em todas as suas unidades no segundo semestre de 2016.
Outra empresa que também enxerga a região como uma ótima oportunidade para expansão é a HOPE – especializada em moda íntima, que pretende inaugurar 10 lojas até o final do ano fora da capital de São Paulo. A marca oferece um modelo de franquia com investimento inicial a partir de R$ 180 mil e prazo de retorno de até 60 meses.
Já a inovadora franquia Beryllos, que oferece serviços de cuticularia, deve inaugurar 5 unidades até o final de 2016, com foco em cidades a partir de 100 mil habitantes em São Paulo. A marca tem dois modelos de negócio para os interessados em franquia: loja em shopping center ou quiosque, com investimentos iniciais de R$ 230 mil e R$ 142 mil, respectivamente. A perspectiva de retorno do investimento é de 12 a 18 meses.
Há 21 anos no mercado brasiliense, a rede Pizza Cesar tem oito unidades próprias no Distrito Federal, e em 2016 entrou no segmento de franquias para conquistar capilaridade no país. A marca pretende fechar 20 contratos no decorrer do ano que vem, dos quais 10 são no interior de São Paulo. O investimento para abrir uma unidade da rede é a partir de R$ 500 mil e com prazo de retorno estimado em 60 meses.