28/10/10 11h26

Redes aumentarão estoque de bens duráveis para o Natal

DCI

A ceia de Natal neste ano tende a ser menos farta, pois o foco do consumo deverá ficar mais voltado aos gastos com bens duráveis, como produtos para casa, eletrodomésticos e carros. Com isso, as redes hipermercadistas, por exemplo, devem ampliar os estoques de alguns desses produtos em até 35% para não perder terreno, pois a tendência já fez a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) diminuir a projeção de vendas de 8% para 5,2%.

Para Tiajuru Pires, superintendente da Abras, mesmo com retração nas projeções, o consumo continuará alto e as vendas, especificamente as de dezembro, deverão ficar 12,5% maior do que as vendas de 2009. "O Natal tem sempre aumento de vendas muito considerável nos hipermercados, mas a média do ano não ficará com crescimento de 8% porque nos últimos três meses o foco do consumidor para compra mudou", detalhou o executivo. Na pesquisa Abras, 71% dos hipermercadistas anunciaram aumento do valor dos produtos natalinos, em comparação a 2009, mas para o analista de mercado e consultor da Inovações e Consumo, Idemar Vieira, o aumento não afugenta o consumidor.

A compra de bens duráveis cresceu 2% em outubro, passando de 136,9% em setembro para 139,7% em outubro, na apuração da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Neste mês, 65,3% das famílias disseram acreditar que o momento é favorável para esse tipo de consumo, um crescimento de 2,2% em relação aos 63,1% registrados em setembro. Outro segmento que espera ter alta neste Natal será o de brinquedos. De acordo com números da Abras, uma das maiores expectativas de crescimento ficará por conta do presente da criançada, com crescimento previsto de 11% em dezembro, se comparado a 2009. "Podemos dizer que este será o melhor Natal dos últimos três anos, e um dos melhores da história. Não temos motivos para não ficar otimistas", afirmou Pires.