12/03/21 11h40

Rede ZEE: Governo de SP disponibilizará plataforma digital de gestão territorial à população no segundo semestre deste ano

Sistema criado pela SIMA permitirá o compartilhamento de informações e planejamento estratégico para o desenvolvimento sustentável

Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo

O Governo do Estado de SP, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), desenvolve uma plataforma de gestão territorial que permite mapear pontos de infraestrutura e vulnerabilidade ambiental, além de possibilitar análises e decisões estratégicas com base na segurança hídrica, proteção da biodiversidade e na redução das desigualdades regionais em todo o Estado de São Paulo. 

Intitulado como Rede ZEE-SP (Zoneamento Ecológico Econômico), o sistema inovador foi produzido em software livre da área de geotecnologia com o objetivo de promover a articulação setorial e um ambiente virtual integrado e colaborativo. 

A plataforma está em fase de testes e a expectativa é de que já no segundo semestre esteja disponível para consulta e uso de toda a população. 

O portal vai permitir, por exemplo, que o gestor público, cidadão comum e empresas identifiquem locais onde é necessário montar um programa de reflorestamento ou encontrar detalhes sobre o sistema hídrico do estado. A expectativa é de que com as informações disponíveis, as ações de infraestrutura sejam otimizadas e impactos ambientais reduzidos. 

Durante a apresentação do sistema para representantes poder público, nesta terça-feira 09/03, o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, exemplificou a funcionalidade da plataforma: “Este é mais um passo de São Paulo rumo ao desenvolvimento socioeconômico. Com o cruzamento de dados podemos gerar eficiência nos processos. Por exemplo, aproveitar a rede logística do estado para fomentar o biogás, um importante combustível na transição energética”, destacou. “Outra possibilidade, no caso de um evento adverso grave, como deslizamentos, os agentes de segurança podem mapear todos os hospitais e serviços de saúde da região para direcionar as ações”, detalha Penido. 

O subsecretário de Meio Ambiente, Eduardo Trani, que também participou do evento, explicou que, além do georreferenciamento, o sistema contará com notas técnicas, registro de reuniões realizadas, descrição de procedimentos, entre outras informações: “Este é o resultado de um trabalho árduo e realizado de forma conjunta que será fundamental para nos auxiliar na mitigação e adaptação às mudanças climáticas.” 

Integração 

Até agora doze secretarias estaduais já se articularam para participar e utilizar a plataforma Rede ZEE-SP. São elas: Secretaria de Governo; Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente; Secretaria de Desenvolvimento Econômico; Secretaria de Desenvolvimento Regional; Secretaria da Justiça e Cidadania; Secretaria de Agricultura e Abastecimento; Secretaria de Logística e Transportes; Secretaria dos Transportes Metropolitanos; Secretaria da Habitação; Secretaria da Saúde; Secretaria de Turismo; e Casa Militar, do Gabinete do Governador. 

Zoneamento Ecológico-Econômico de SP

A plataforma digital Rede ZEE será uma ferramenta de grande importância para auxiliar também na elaboração do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE-SP), um documento com o mesmo nome que está sendo produzido e será submetido à consulta pública. 

O Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado de São Paulo (ZEE-SP) é um instrumento previsto na Política Estadual do Meio Ambiente e na Política Estadual de Mudanças Climáticas e visa subsidiar a formulação de políticas públicas no setor. Mais informações podem ser encontradas em: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/portalzee/

 

fonte: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2021/03/rede-zee-governo-de-sp-disponibilizara-plataforma-digital-de-gestao-territorial-a-populacao-no-segundo-semestre-deste-ano/