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Rede Viena vai operar em aeroportos com o grupo RA

Valor Econômico - 20/09/2007

Quem conhece Roberto Bielawski, dono da rede restaurantes, lanchonetes e cafés Viena e Ráscal, sabe que ele não pára quieto. Agitado, ele pensa e fala rápido e, agora, tem pressa para fazer o negócio da família, fundado há 32 anos e com 70 unidades, ficar bem maior. "Esse 'Brasil novo' exige velocidade grande para crescer e nós não temos dinheiro suficiente", diz o empresário, que está negociando a venda de uma parte da empresa à Advent, uma das maiores empresas de private equity do mundo. A operação - a primeira a ser feita pelo fundo Lapef IV, que tem US$ 1,3 bilhão para investir na América Latina - deve ser fechada entre duas e quatro semanas e não inclui a marca Ráscal, que conta com seis restaurantes e deve ganhar mais dois em breve. O negócio com a Advent permitirá a Bielawski vender seus quitutes em aeroportos, onde, em geral, não se pode comprar comida de boa qualidade. A Advent é dona do Grupo RA, empresa familiar comprada no início deste ano, e que detém a concessão para vender refeições nos aeroportos paulistas de Congonhas e Cumbica e mineiros de Pampulha e Confins. O grupo RA também possui serviço de catering aéreo, mas Bielawski não tem planos de operar nesse campo. Com o Grupo RA, a Advent já soma uma carteira de oito empresas no Brasil. A aquisição da RA, em que os antigos donos ainda têm 15%, foi a última feita pelo fundo Lafep III. A operação com a rede Viena faz parte do "plano de consolidação no mercado de refeições", informou a Advent, que também é dona da Brasif, empresa que possui as lojas duty-free nos aeroportos brasileiros, da seguradora J. Malucelli, Atmosfera (lavanderia), Asta Médica (laboratório), Atrium Telecom, Microsiga, e CSU CardSystem. Bielawski prefere não informar o faturamento de seu negócio, mas os investimentos são de valor nada desprezível. O V.Café que funciona na Cultura, por exemplo, exigiu cerca de R$ 500 mil (US$ 255,9 mil). Emprega 23 funcionários, em dois turnos, e faz 1,2 mil atendimentos por dia. Para a bandeira Viena Express, que possui 23 unidades, os planos de expansão também são importantes e o investimento para instalar uma nova unidade varia de R$ 600 mil (US$ 307,1 mil) a R$ 900 mil (US$ 460,6 mil).  "A idéia é abrir 10 lojas por ano", diz Bielawski. Isso para a rede Viena. Quando o assunto é Ráscal, que não está sendo negociado com a Advent, o empresário abre um sorriso e não abre os planos.