05/11/09 11h32

Rede vai testar venda pela TV paga

Valor Econômico

O Walmart vai testar no Brasil a venda de produtos pela TV, algo que não faz nem nos Estados Unidos. No fim do ano, a varejista vai comprar espaços publicitários de um minuto em canais de TV por assinatura. Mas, em vez de anúncios, a rede fará a venda por telefone de alguns itens, no mesmo estilo da Polishop.

O Brasil tem se mostrado um fértil campo de experiências para o Walmart. A loja pontocom do grupo no país superou com folga todas as expectativas da multinacional, que só vendia, até então, bens duráveis pela internet nos Estados Unidos e Reino Unido. Lançado há um ano, o site do Walmart já está as cinco maiores operações brasileiras de varejo on-line. A pontocom, que recebia menos de 50 mil visitações diárias nos primeiros meses, já atinge hoje 200 mil acessos por dia e possui 1 milhão de clientes cadastrados como "opt-in" - aqueles que aceitam receber propaganda por e-mail.

A entrada da multinacional americana tornou a concorrência mais difícil na internet. Segundo analistas, sempre é a líder do setor que costuma sentir mais a chegada de novos competidores. Além do Walmart, a Casas Bahia também lançou seu site neste ano, enquanto o Carrefour vai criar a sua pontocom no início de 2009.

No Brasil, a líder inconteste na internet é a B2W - com a pontocom da Americanas e o site Submarino, a empresa detém sozinha mais de 50% do comércio on-line. Estima-se no setor que o Walmart já tenha abocanhado entre 5% e 6% do varejo on-line, participação que nem a varejista esperava. "Estamos dois anos à frente de nosso planejamento inicial", afirma Hector Nuñez, presidente do Wal-Mart no Brasil. A expectativa era que a operação de internet, na qual foram investidos R$ 30 milhões (US$ 17,4 milhões), só atingisse seu equilíbrio financeiro em 2012. "Mas, diante dos resultados, pretendemos alcança-lo já em 2012", diz Nuñez.

A varejista promete aquecer a disputa na internet. O site começará a vender livros e pretende deflagrar uma guerra de preços nesse segmento. Nos EUA, a Amazon e o Walmart já se digladiam nesse mercado - ambas estão vendendo o novo livro de John Grisham, "Ford County", por US$ 9.

No Brasil, o Walmart vende atualmente 11 categorias de produtos pelo site, segmento em que os carros-chefe são os televisores de LCD, equipamentos de informática e eletrodomésticos de linha branca (refrigeradores, fogões e lavadoras). Até o fim deste ano, serão agregadas à pontocom seis novas categorias. No mês passado, a empresa abriu ainda um segundo depósito para dar suporte às vendas de Natal, quando se espera um crescimento de 20% a 30% na base de clientes on-line.

Além de ter uma equipe dedicada a pesquisar os preços dos concorrentes, o Walmart investe em ferramentas de busca, como o Buscapé, para estar sempre na lista dos menores preços. A pontocom também aceita que o cliente pague a mesma compra com dois cartões diferentes.