Rede Minuto Pão de Açúcar vai chegar a 50 lojas até dezembro
Formato de proximidade do GPA mantém este ano inaugurações em São Paulo e no Nordeste
Brasil EcomônicoHá um ano, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) decidiu apostar de forma mais efetiva no formato de lojas de proximidade. Voltada para o público AB, a rede Minuto Pão de Açúcar chega a 30 lojas — 28 no estado de São Paulo, somando capital e interior, e duas no Recife (PE), abertas em maio e junho deste ano —, com previsão de fechar o ano com 50 unidades em funcionamento. Renato Giarola, diretor de Proximidade do GPA, explica que, por enquanto, a rede vai manter o foco das inaugurações nas regiões onde já está presente. Em 12 meses, o GPA investiu R$ 1,3 milhão por loja para fortalecer a marca no mercado — o que totalizou investimento total de R$ 39 milhões em novas lojas.
“Ainda este ano iremos para Santos e estamos estudando mais espaços no Nordeste. No caso do Rio de Janeiro, a entrada com uma loja do Minuto Pão de Açúcar está nos planos, mas ainda não acontece este ano”, diz Giarola, que projeta o mesmo ritmo de abertura de lojas da marca em 2016.
Com lojas que variam de 150 metros quadrados a 400 metros quadrados e vagas de estacionamento para dois a 15 veículos, a marca concentra 50% das vendas em produtos perecíveis. O sortimento é de produtos premium, como vinhos, queijos, embutidos, congelados e uma série de itens importados das marcas do Grupo Casino, na França.
“O modelo de proximidade tende a suprir a demanda do cliente que vai às lojas duas ou mais vezes por semana e prefere fazer isso perto de casa.É um formato menor, o que traz um pouco de limitação na escolha por pontos de venda. Mas há um potencial enorme e que atende às necessidades do consumidor AB para produtos de consumo imediato, caso de perecíveis ou para outros itens, como chocolates, massas, molhos. Por isso investimos na importação e o design das lojas lembra os formatos de proximidade do Casino, na França”, diz ele.
As lojas da rede Minuto Pão de Açúcar são todas alugadas e a maioria foi comércio ou residência. Há casos também, segundo Giarola, de aluguel do terreno para a construção das lojas — o que vem se intensificando desde que o mercado imobiliário começou a desaquecer. A empresa também investiu em um centro de distribuição na saída da rodovia Anhanguera(SP) para atendimento à marca. Hoje, segundo Giarola, 60% do sortimento estão no local.
Mesmo com a crise na economia, Giarola afirma que o formato é o que mais cresce em vendas líquidas para o GPA. Nos primeiros três meses do ano, segundo o executivo, a alta foi de 42% ante o mesmo período de 2014. Nos resultados do primeiro trimestre deste ano, a receita líquida do segmento alimentar cresceu 8%, a R$ 8,9 bilhões. O desempenho foi atribuído, principalmente, à inauguração de 128 lojas nos últimos 12 meses, a maioria das bandeiras Minuto Pão de Açúcar e Minimercado Extra, este lançado em 2011 e com foco em consumidores das classes B e C. Juntas, as duas bandeiras de proximidade somam hoje mais de 290 lojas no país e representam 3% do faturamento total do GPA, que nos três primeiros meses do ano foi de R$ 19,2 bilhões.