25/06/10 10h14

Rede japonesa Uniqlo prepara entrada no Brasil

Folha de S. Paulo

A Uniqlo, rede de roupas básicas e uma das marcas mais valiosas do Japão, tem planos de abrir loja no Brasil. A informação é do diretor criativo da empresa, Kentaro Katsube, em entrevista à Folha durante o festival Cannes Lions 2010, espécie de Oscar da publicidade. "O Brasil é um país estimulante, com uma economia importante e muita criatividade." Segundo o executivo, que fez uma palestra durante o festival de publicidade sobre a transformação da Uniqlo em uma marca global, a expansão para o Brasil deve acontecer no médio prazo. "Neste ano vamos nos concentrar na Ásia, mas o Brasil está no radar para próximos três a quatro anos."

A Uniqlo nasceu no subúrbio de Hiroshima em 1984 como Unique Clothes. Explodiu no Japão nos anos 90, enquanto o país estagnava. Mas foi em 2006, quando abriu sua primeira loja em Nova York, no Soho, que a marca se transformou. A receita, que foi de US$ 3,5 bilhões em 2006, deve passar de US$ 9 bilhões neste ano. Com uma identidade ligada à juventude japonesa moderna, a marca conquistou o mundo de uma forma inusitada: a partir de um aplicativo de relógio para baixar no computador ou no smartphone, o Uniqlock.

Ao longo do ano, o relógio mostrava cenas, que nunca se repetiam, de pessoas dançando com as roupas da grife e trazia um link direto para a loja virtual. A ação, premiada em Cannes com o prêmio máximo do festival, o troféu Titanium, atingiu 68 milhões de pessoas -que baixaram o aplicativo-, em 208 países. Mais recentemente, a Uniqlo lançou calendário com imagens do Japão em todas as estações, aplicativo que se espalhou pelas redes sociais de forma ainda mais rápida.

Com 800 lojas no Japão e 140 no exterior, a Uniqlo tira só 10% de sua receita do exterior. Mas o plano de expansão do Fast Retailing, dono da Uniqlo, é ambicioso: 500 novas lojas por ano nos próximos três a cinco anos. Na China, quer pular de 54 para mil lojas, nesse período. Até 2015, a receita com as lojas no exterior deve ultrapassar a gerada no Japão.