Rede de postos Texaco volta ao Brasil
Marca centenária retorna ao país por meio de acordo de licenciamento com a Ipiranga
Automotive BusinessA marca Texaco vai voltar ao Brasil. A Chevron Brands International LLC (Chevron), uma subsidiária da Chevron Corporation, firmou um acordo de licenciamento com a Ipiranga, para o retorno da marca ao mercado brasileiro.
Segundo a Ipiranga, a companhia será autorizada pela Chevron a vender combustíveis Texaco com a tecnologia Techron no Brasil, incluindo a construção de uma rede de postos da marca em todo o país.
A Ipiranga também vai operar as lojas de conveniência, sob a marca Star Mart.
Tracey Gardiner, vice-presidente de Lubrificantes da Chevron para as Américas, disse que a parceria com a Ipiranga vai aumentar a presença da companhia no mercado brasileiro.
“Por meio de uma rede de pontos de venda de combustíveis em todo o país, a marca Texaco oferecerá combustíveis com tecnologia Techron e serviços. Esperamos uma parceria longa e bem-sucedida para levar energia acessível e com chancela internacional aos clientes no Brasil”, afirmou, em comunicado oficial.
Atualmente, a Ipiranga já é parceira da Chevron no Brasil com a marca Iconic, que comercializa lubrificantes, fluidos e graxas das marcas Ipiranga e Texaco e distribui óleos básicos Chevron.
Marca Texaco desembarcou no Brasil em 1915
A marca Texaco chegou ao Brasil em 1915 por meio de um decreto assinado pelo então presidente da República, Wenceslau Brás, que autorizou a The Texas Company (South America) Ltda a se instalar no Brasil.
Foi ainda com o nome Texaco que a companhia se tornou a primeira empresa a instalar tanques, bombas e equipamentos de lubrificação nas montadoras instaladas no país.
Em 2005, no entanto, a Texaco Brasil teve sua razão social alterada para Chevron Brasil Ltda. Isso ocorreu porque, em outubro de 2002, houve a fusão das empresas Chevron Corporation e Texaco Inc., dando início à ChevronTexaco Corporation, segunda maior empresa de energia com sede nos Estados Unidos.
Apenas em 2017, quando se consolida a joint venture com a Ipiranga, que a marca Texaco deixou o país.
Retorno da Texaco beneficia mercado
Bárbara Miranda, vice-presidente de Marketing e Desenvolvimento de Negócios da Ipiranga, afirma que o retorno da marca Texaco nos postos brasileiros beneficia o mercado de distribuição de combustíveis no país, além de trazer um selo internacional ao portfólio de produtos.
“É uma oportunidade interessante para complementar a nossa rede de postos, principalmente em mercados onde já temos força com a presença da marca Ipiranga. Usaremos nossa expertise, infraestrutura e credibilidade para apoiar o retorno da marca Texaco, que tem histórico de sucesso no mercado brasileiro”.
Além da parceria para o retorno da marca Texaco ao Brasil, a Chevron estrutura um projeto de exploração no país.
A companhia tem interesses em 19 blocos em águas profundas na costa do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. Atualmente, a empresa mantém uma fábrica de aditivos para lubrificantes, no Pólo Petroquímico de Mauá, em São Paulo, por meio da Chevron Oronite.