24/07/08 11h01

Rede de franquias imobiliárias dos EUA inicia operações no Brasil

Valor Econômico - 24/07/2008

A americana Century 21, uma das maiores redes de imobiliárias do mundo e presente em mais de 60 países, desembarca oficialmente no Brasil na próxima semana. A companhia, que trabalha basicamente em um sistema de franquias para imobiliárias, será representada no Brasil por uma empresa independente, batizada de Century 21 Brasil, que comprou os direitos de utilização da marca e dos sistemas de gerenciamento e marketing no Brasil. A estimativa da empresa é de que até o final de 2009 cerca de 100 imobiliárias no país já estejam operando com a bandeira da Century 21. Assim como na maior parte dos países em que atua, a companhia será basicamente uma franqueadora. Ou seja, no Brasil, a intermediação na compra, venda ou locação de imóveis não será feita pela Century 21. "Nós seremos apenas uma empresa que vai fornecer ferramentas, coordenar a publicidade e oferecer serviços diferenciados para as imobiliárias brasileiras que queiram fazer parte de uma rede estruturada e internacional", diz Roberto Menescal, presidente da Century 21 Brasil. A companhia vai iniciar as suas operações em São Paulo e pretende se expandir, gradualmente, para o Rio, região Sul e por final a região Nordeste. De acordo com o executivo, até o início de outubro cerca de 15 imobiliárias paulistanas já estarão operando com a bandeira da Century 21. "Até o fim do ano esperamos ter mais de 20 franqueadas trabalhando em todo o Estado de São Paulo", diz ele. A companhia pretende atuar em todos os segmentos do setor, como residencial, comercial e industrial, com imóveis novos e usados. Apesar de toda a força global da empresa, a Century 21 não terá exatamente uma tarefa simples para se tornar uma das líderes do mercado no país, como espera Menescal. Empresas como Lopes, BR Brokers e a novata Elite, do publicitário Maurício Eugenio, estão investindo pesado para tornarem-se grandes redes nacionais, como é a Century no mercado americano. "Chegaremos com serviços completamente inéditos, vamos profissionalizar o mercado brasileiro", diz Menescal. O valor mínimo para uma imobiliária ser convertida em uma agência da Century 21 fica entre R$ 30 mil (US$ 18,8 mil) e R$ 60 mil (US$ 37,5 mil). Além disso, a empresa precisa destinar 10% de seu faturamento bruto para pagamento de taxas de franquia e propaganda à Century 21 Brasil.