Rede A+ vai disputar ensino de matemática com Instituto Kumon
Gazeta Mercanitl - 30/11/2006
Depois de um período de adaptação de 18 meses, a rede norte-americana de ensino de matemática Mathnasium começa a operar no Brasil na próxima semana e já pretende, em apenas um mês, ter 30 unidades vendidas. Para 2007, a empresa prevê encerrar o ano com 100 franquias. As adequações para entrar no País começaram pelo próprio nome. Para facilitar o entendimento, ela vai se chamar A+, a nota máxima nas escolas norte-americanas e usada na logomarca da rede. O licenciamento da franquia foi trazido ao País pelos mesmos proprietários da rede Futurekids, presidida por Luís Antônio Namura Poblacion. Presente em nove países, a Mathnasium está entrando também na Malásia. Segundo Roberta, o contrato brasileiro com a matriz está assinado há um ano e meio. Ao longo de 2006, o método da marca fez, entre outras, a conversão do sistema métrico e foi testado em escolas públicas de Taboão da Serra e Caçapava, no Estado de São Paulo. A franquia foi criada há quatro anos, nos Estados Unidos, para auxiliar alunos com dificuldades na disciplina ou aperfeiçoar o aprendizado para quem gosta de cálculos e números. O modelo se assemelha ao usado na rede Kumon no que diz respeito ao tratamento individualizado dado ao aluno. No entanto, as metodologias têm aspectos diferentes. O método da A+ foi desenvolvido pelo matemático norte-americano Larry Martinek, que criou uma combinação de técnicas que envolvem o desenvolvimento mental, visual, tátil e escrito. Os problemas de matemática a serem trabalhados durante a aula são apresentados primeiro oralmente aos alunos, em forma de histórias, e só depois na forma escrita. O processo de aprendizagem conta ainda com o uso de vídeos, soft-wares e jogos pedagógicos. As salas não possuem lousas e os alunos ficam reunidos em uma única e longa mesa. A franquia é direcionada a alunos a partir da 2ª série do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. Projeto de expansão. No Brasil, a rede vai enfrentar a concorrência do Instituto de Ensino Kumon, que possui abrangência mundial e está presente em 43 países, com 26 mil franqueados. A franquia chegou no Brasil em 1977 - a primeira unidade foi aberta na cidade de Londrina, no Paraná - e hoje conta com 2 mil unidades. A meta estabelecida para 2014 é chegar a toda América do Sul.