Receita publicitária cresce 13%
O Estado de S. Paulo - 04/12/2006
A publicidade brasileira deve fechar o ano com investimentos de US$ 11,6 bilhões, um crescimento de 13% em relação ao ano passado. E o setor comemora porque o aumento vem em cima de uma base de comparação já em expansão: em 2005, os investimentos publicitários tinham apresentado alta de 14,7% na comparação com o anterior. Uma das explicações para o aumento deste ano é a Copa do Mundo, evento que tradicionalmente eleva os gastos com publicidade. Mas o efeito Copa, segundo os publicitários, poderia ser ainda mais positivo, se a seleção brasileira tivesse apresentado um desempenho melhor. A agência Talent, sediada em São Paulo, deve fechar o ano com receita 27% maior, segundo a presidência. A Ogilvy vai fechar o ano com crescimento de 18,7% ante o ano anterior. Entretanto, 65% dessa receita veio de outras mídias, como marketing direto ou ações de guerrilha, fora do universo da propaganda em si. O grupo de entretenimento CIE Brasil, por exemplo, vem crescendo nesse novo mercado. A companhia, responsável pela vinda ao País do Cirque du Soleil, comemora crescimento de 140% no ano.