13/06/24 15h45

Ranking que mede contribuição aos ODS destaca inovação na Unesp

Levantamento britânico avaliou mais de duas mil instituições em 125 países

Unesp

A Unesp está entre as dez melhores universidades do planeta no que diz respeito à contribuição das instituições de ensino superior ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 9. O dado consta na última edição do University Impact Rankings divulgado desde 2019 pela Times Higher Education, um veículo britânico especializado no ensino superior. 

O ranking avalia as instituições de acordo com sua atuação em relação aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, um conjunto de 17 metas de ação global estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para serem alcançadas até 2030. O ODS 9, especificamente, trata da necessidade de se construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização sustentável e fomentar a inovação. 

Além do ODS 9, a Unesp também obteve uma boa avaliação do Objetivo 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), em que foi ranqueada na 64ª posição mundial. O ODS 8 tem como meta promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos. Cerca de mil instituições foram avaliadas em cada um dos ODS.

Na avaliação geral em que se consideram todos os ODS, a Unesp ficou posicionada na faixa entre a 301ª e 400ª posição. O resultado completo do ranking, bem como o desempenho da Unesp em todos os demais ODS, pode ser visto no link da Times Higher Education.

A primeira posição do ranking ficou com a Western Sydney University, da Austrália, seguida pela University of Manchester, do Reino Unido, e pela também australiana University of Tasmania. 

Na edição deste ano, o levantamento avaliou 2.152 universidades de 125 países que, segundo a publicação, são reconhecidas pelo seu impacto abrangente em várias dimensões do desenvolvimento sustentável, fazendo contribuições significativas para a criação de um futuro sustentável e resiliente, além de mostrarem o papel crucial da academia em impulsionar mudanças sustentáveis..

A pontuação total de uma universidade é calculada por meio da combinação da sua pontuação no ODS 17 com os seus três melhores resultados nos 16 Objetivos restantes. O ODS 17 representa 22% da pontuação total, enquanto os outros ODS têm uma ponderação de 26% cada. Isto significa que diferentes universidades são pontuadas com base num conjunto diferente de ODS, dependendo do seu foco. A pontuação para a classificação geral é uma média das pontuações totais dos últimos dois anos. 

Para mais informações sobre a metodologia geral do ranking e sobre cada uma das ODS especificamente, consulte a página do Times Higher Education Impact Rankings, em inglês

A Unesp e os rankings

A Comissão dos Rankings da Unesp esclarece que os resultados de rankings não representam os objetivos da instituição, nem a visão de futuro da Universidade, com elevado grau de comprometimento com a pesquisa aplicada às realidades de transformação das condições socioeconômicas e ambientais do Estado de São Paulo e de modo geral do Brasil. Os resultados, entretanto, são relevantes porque mostram as consequências das ações que são realizadas continuamente pela Universidade.

 

Fonte: https://www2.unesp.br/portal#!/noticia/37726/ranking-que-mede-contribuicao-aos-ods-destaca-inovacao-na-unesp/