20/06/14 15h59

Ranking das 45 cidades mais desenvolvidas do Brasil

São Caetano do Sul se mantém no topo, e cidades do Sul/Sudeste predominam na lista

Exame

Para a ONU e seu famoso IDH, São Caetano do Sul (SP) é a cidade mais desenvolvida do Brasil. Pois para a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro - que anualmente lança um índice similar ao das Nações Unidas - quem merece este título é Louveira, no estado de São Paulo.

A versão 2014 do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) monitora o desenvolvimento socioeconômico de todos os 5.565 municípios brasileiros em três áreas: emprego e renda, educação e saúde.

Divulgado nesta segunda-feira, o indicador tem como base dados de 2011. O Brasil conquistou 0,73 pontos, contra 0,71 em 2010. Para a Firjan, isso indica desenvolvimento moderado (0,6 a 0,8).

Assim como o IDH, o índice varia de 0 a 1, e quanto mais próximo de 1, melhor.

Apenas 106 municípios (que representam 1,9% do total) podem ser classificados como de baixo desenvolvimento (menos de 0,4 ponto).

Os de desenvolvimento moderado são maioria, com 55,2% do total. Já o grupo de alto desenvolvimento tem apenas 332 cidades, 6% do total (todas com notas superior a 0,8 ponto).

As 10 cidades mais bem colocadas são todas do estado de São Paulo, com a já mencionada Louveira conquistando 0,91 ponto. Na versão 2012 deste mesmo levantamento, ela havia conquistado apenas a oitava posição.

As desigualdades regionais são visíveis. Com exceção de Lucas do Rio Verde (MT) as primeiras 45 cidades são todas das regiões Sul e Sudeste.