09/11/20 13h57

Ramal ferroviário entre Estudantes e César de Souza recebe investimentos

Ampliação do transporte de carga na região resulta em melhorias na malha que chega ao distrito

O Diário de Mogi

A ampliação do transporte ferroviário de carga entre a estação Estudantes, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), e César de Souza, com investimento de R$ 60 mil e previsão de mais R$ 2 milhões para ramificação de pontos estratégicos, traz melhorias para a malha de ferrovia existente no local. Um movimento popular iniciado há 12 anos defende o compartilhamento deste trecho, já recuperado, para extensão da circulação dos subúrbios ao distrito.

O investimento no ramal ferroviário resulta da parceria entre a GL2 - braço logístico do Grupo Gerdau que iniciou atividades neste segundo semestre na área da antiga siderúrgica, no bairro do Socorro, em Mogi, após contratação de 60 funcionários -, e a MRS Logística, responsável pela operação do transporte de carga no trecho e que se dispõe a dialogar com a CPTM para estudar o compartilhamento dos trilhos a fim de viabilizar a ampliação do transporte de passageiros até César de Souza, se houver interesse da estatal.

Segundo o diretor da Secretaria Municipal de Planejamento, Claudio Costa, a G2L já assinou contrato com uma empresa da cidade para transporte de 300 contêineres por mês de produtos e peças a fim de atender a demanda de produção e distribuição de mercadorias prontas para o mercado.

"Em função deste ramal ferroviário, a empresa transferiu parte de sua fábrica no Vale do Paraíba para Mogi das Cruzes e construirá uma área de 5 mil metros para fazer a mudança definitiva desta unidade para cá. Além disso, a G2L está em conversa com outra empresa para também ser seu braço logístico na cidade. A ideia é manter um condomínio para interessados em usar este ramal, a fim de atender o mercado, já que o modal ferroviário, dependendo da região, como no centro-oeste do país, por exemplo, chega a ser 40% mais barato do que o rodoviário. É uma vantagem importante e, por isso, as empresas querem usar este polo logístico e o modal ferroviário", explica Costa.

Ele aposta, ainda, que o investimento funciona como atrativo para a instalação de novos empreendimentos em Mogi das Cruzes ampliando, consequentemente, a arrecadação de impostos no município. "É muito importante porque estas empresas podem, inclusive, absorver mão de obra daquela região", completa.

Trem até César

O diretor destaca que o distrito, considerado vetor de crescimento na cidade, concentra grande população. "A extensão do transporte de passageiros até César de Souza, assim como este polo logístico e as obras previstas no projeto +Mogi Ecotietê, irão contribuir para melhorar a mobilidade urbana nesta região", avalia.

fonte: https://odiariodemogi.net.br/cidades/ramal-ferrovi%C3%A1rio-entre-estudantes-e-c%C3%A9sar-de-souza-recebe-investimentos-1.3399